Idosos acima de 60 anos podem viajar de graça? Entenda o que diz a lei

Desde a aprovação do Projeto de Lei 2311/19 em 2019, o Estatuto do Idoso tem garantido às pessoas com 60 anos ou mais o direito de viajar para outro estado de forma gratuita, independentemente da categoria do veículo (seja executivo, semileito ou leito).

A legislação estipula a disponibilidade de dois assentos gratuitos para esse grupo, desde que o idoso tenha uma renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Se as vagas gratuitas já estiverem ocupadas, é oferecido um desconto de 50% no valor das passagens. Entretanto, surge a dúvida: é possível reservar esses bilhetes pela internet?

Na realidade, as passagens gratuitas ou com desconto só podem ser solicitadas pessoalmente nos guichês físicos das empresas de transporte. Portanto, ainda não é possível realizar esse serviço de forma online.

Como funciona a passagem gratuita para idoso?

Para adquirir o Bilhete de Viagem do Idoso, que é intransferível, é necessário fazer a solicitação com pelo menos 3 horas de antecedência da data da viagem.

Por outro lado, para obter o desconto de 50%, o bilhete precisa ser comprado até 6 horas antes (para distâncias de até 500 km) ou 12 horas antes (para trechos acima de 500 km). O cidadão deve apresentar um documento que comprove sua identidade e idade, como o Registro Geral (RG).

1 comentário
  1. Avatar de Valter
    Valter Diz

    Eu, pergunto; de que vale ter investido por mais de 42 anos na carreira profissional, estudado, vários cursos para se manter na atualidade. Aí com o.oassar dis anos, vice se aposenta com um salário um pouco melhor e fuiça de fora de todas as benécias dos aposentados??? Porque essa diferenciação. Os benefícios devem atingir TODOS APOSENTADOS POR IGUAL, INCLUSIVE OS AUMENTOS DE SALARIOS..

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.