Muitos sonham com o dia aposentadoria, mas o caminho para chegar lá nem sempre é claro. Se você também tem dúvidas sobre como pagar o INSS para completar o tempo de contribuição, não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
Uma das principais questões que surgem cotidianamente no escritório de especialistas em previdência social é: Como alcançar o tempo total de contribuição requerido pelo INSS para se aposentar? Esta pergunta é seguida por outras duas muito comuns: Posso fazer contribuições antecipadas para o INSS para acelerar o meu tempo de contribuição? Posso pagar as contribuições do INSS em atraso para completar o tempo de contribuição? Esta matéria é destinado a esclarecer todas essas dúvidas!
Completação do tempo de contribuição ao INSS: Conhecendo o método tradicional
Vamos começar com a maneira mais comum de completar o tempo de contribuição, que é seguir contribuindo com o INSS enquanto trabalha formalmente. Esse processo pode ser comparado a encher um cofrinho de poupança: você vai depositando mês a mês até atingir a quantia necessária para adquirir o direito à aposentadoria.
Infelizmente, você não pode acelerar a sua aposentadoria ao pagar antecipadamente o tempo de contribuição que falta. O INSS apenas reconhece o tempo trabalhado de fato.
A boa notícia é que, em determinadas situações, o pagamento do INSS em atraso pode somar no seu tempo de contribuição e até no tempo de carência. Contudo, é fundamental ter em conta que antes de realizar qualquer pagamento retroativo, é essencial compreender a necessidade exata desse pagamento.
O pagamento do INSS em atraso conta para a aposentadoria?
Nesse caso a resposta é: depende. Se o pagamento em atraso for feito durante o chamado período de graça, ele será computado tanto para o tempo de contribuição quanto para a carência. Entretanto, se você já tiver perdido a qualidade de segurado no momento do pagamento atrasado, esse tempo apenas será contado como tempo de contribuição.
Como saber se é necessário pagar o INSS em atraso através do planejamento previdenciário
O Planejamento Previdenciário é uma ferramenta essencial para orientar a pessoa durante o processo de aquisição do direito à aposentadoria, a fim de evitar possíveis desvios de rota ou prejuízos financeiros, que podem ocorrer ao realizar o pagamento de INSS atrasado sem o devido conhecimento. Portanto, antes de tomar a iniciativa de quitar o INSS em atraso, é muito importante realizar um cálculo para averiguar se efetivamente o valor a ser pago irá possibilitar o cumprimento dos requisitos para a aposentadoria de forma mais rápida.