Você provavelmente sabe que manter suas contribuições para o INSS em dia é fundamental para garantir seu direito à aposentadoria no futuro, não é mesmo? Mas, se por qualquer motivo, você está com pagamentos atrasados, não se desespere! Vamos te mostrar como contribuir em atraso e garantir sua aposentadoria.
Antes de entrarmos em detalhes, é importante esclarecer uma coisa: nem todos os trabalhadores podem pagar o INSS em atraso. Sim, é isso mesmo. Saiba mais a seguir.
Navegue Aqui
Quem pode pagar INSS em atraso?
Os profissionais que têm a possibilidade de contribuir em atraso para o INSS são os segurados facultativos e os contribuintes individuais. Infelizmente, a maioria dos trabalhadores, conhecidos como segurados empregados (aqueles que prestam serviço para uma empresa), não têm essa opção.
Como os segurados facultativos podem quitar o INSS em atraso?
Para começar, quem são os segurados facultativos? Eles são todas as pessoas acima de 16 anos sem renda própria, que decidem contribuir para a previdência por vontade própria. Este grupo inclui estudantes, desempregados e donos de casa.
Um segurado facultativo que tenha atrasado a contribuição ao INSS pode quitar o débito se os pagamentos atrasados forem de no máximo 6 meses. Essas pessoas podem realizar o pagamento pela internet, através do site da Receita Federal.
E os contribuintes individuais?
Os contribuintes individuais são trabalhadores que exercem atividade profissional remunerada por conta própria, tais como tatuadores, motoristas de aplicativos, músicos, etc.
Para eles, o pagamento do INSS em atraso é possível em qualquer época. Mas é preciso ficar atento pois, dependendo do tempo de atraso das contribuições, será necessário comprovar a atividade exercida no período em que o pagamento não foi feito.
Como pagar INSS em atraso passo a passo
Agora que você já sabe quem pode pagar o INSS em atraso e em que situações é necessário comprovar o trabalho exercido, vamos ao passo a passo de como realizar os pagamentos.
Vamos utilizar como exemplo um contribuinte individual que se filiou ao INSS após 29/11/1999 e que atrasou 1 mês de contribuição em agosto de 2021 com um salário de contribuição de R$ 2.000,00
- Entre no Sistema de Acréscimos Legais da Receita Federal e clique na opção de acordo com o dia que você se filiou ao INSS.
- Escolha a categoria de contribuinte que você é (contribuinte individual, doméstico, facultativo ou segurado especial) e depois digite o seu NIT/PIS/PASEP.
- Confira os seus dados cadastrais como NIT, nome, endereço, bairro, cidade, estado e CEP.
- Cadastre a competência e o salário de contribuição. No nosso exemplo, a competência é agosto/2021 e o salário de contribuição é R$ 2.000,00.
- Confira os dados inseridos para emitir a GPS (Guia de Previdência Social).
- Pague a GPS gerada em qualquer agência bancária ou canais de autoatendimento dos bancos, casas lotéricas, alguns supermercados, Correios e terminais de autoatendimento.