Faça a sua prova de vida INSS pelo celular! Simples e fácil!

A obrigatoriedade da prova de vida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi reintroduzida em janeiro de 2022, após uma suspensão temporária em decorrência da pandemia de Coronavírus. Uma das grandes novidades é que agora, além das opções tradicionais, os beneficiários têm a facilidade de realizar a prova de vida pelo celular, através da internet.

Essa medida foi implementada visando oferecer maior praticidade e segurança aos beneficiários, permitindo que cumpram com esse procedimento essencial sem a necessidade de sair de casa. Isso representa um avanço na modernização dos serviços oferecidos pelo INSS e na adaptação às demandas digitais da sociedade contemporânea.

A prova de vida é uma ação anual realizada pelo INSS com o objetivo de comprovar a existência do beneficiário e prevenir possíveis fraudes. Todos os beneficiários do INSS são obrigados a realizar esse procedimento, e agora, com a opção online, o processo se tornou mais acessível.

Realização da prova de vida

A realização da prova de vida online é feita através de dois aplicativos: Gov.br e Meu INSS. Esses aplicativos permitem que o beneficiário realize a prova de vida através da captura de imagens do rosto, em um processo que leva apenas alguns minutos.

Inicialmente, apenas 5 milhões de beneficiários foram contemplados para realizar a prova de vida online, mas após atualizações no processo, agora qualquer beneficiário do INSS pode utilizar essa modalidade.

O INSS oferece algumas orientações para garantir o sucesso na realização da prova de vida online, como manter o rosto sempre dentro do círculo que aparece no aplicativo durante a captura das imagens e permitir que o aplicativo utilize a câmera do celular. Além disso, o uso da câmera traseira do celular também é permitido, o que possibilita que outra pessoa auxilie no processo, caso necessário.

Para realizar a prova de vida online, o beneficiário deve seguir alguns passos simples:

  1. Baixar e instalar o aplicativo Gov.br e realizar o login.
  2. Caso ainda não tenha uma conta Gov.br, efetuar o registro.
  3. Acessar a seção “Serviços” no aplicativo e optar por “Prova de Vida”.
  4. Escolher a prova pendente na seção “Histórico de Prova de Vida”.
  5. Na tela de “Autorização”, pressionar o botão “Autorizar”.
  6. Seguir as diretrizes para realizar o reconhecimento facial.
  7. Ao concluir com êxito, clicar em “OK”.
  8. Na tela de Autorização, o status mudará para “Autorizado”.
  9. Acompanhar a prova de vida através do site do órgão pagador.

Dessa forma, o beneficiário pode garantir a execução do procedimento de forma simples e digital, contribuindo para a eficiência e modernização dos serviços prestados pelo INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.