Confira como agilizar o pedido de benefícios do INSS

O sonho da aposentadoria pode ser adiado por razões surpreendentemente simples. Quando os trabalhadores solicitam o benefício no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), muitos veem seus pedidos negados por falta de informações básicas em seus requerimentos iniciais. Este problema pode ser facilmente evitado assegurando que o requerimento esteja completo e com todas as informações necessárias.

Não incluir o número da carteira de identidade ou do CPF é um exemplo comum de omissão de informações importantes. Mas, atenção: esta recomendação se aplica a todos os tipos de benefícios, incluindo aposentadorias, pensão por morte, benefício por incapacidade (anteriormente chamado de auxílio-doença), salário-maternidade e outros.

Quais os pontos de atenção ao solicitar a aposentadoria?

Para aposentadoria por tempo de contribuição, as pendências mais comuns identificadas pelos servidores do INSS que examinam os requerimentos são a falta de comprovação de período de recolhimento das contribuições previdenciárias e a ausência da Carteira de Trabalho no pedido de concessão. Por outro lado, problemas na solicitação do benefício por incapacidade geralmente estão relacionados à ausência da data de afastamento do trabalho no requerimento.

Flávio Souza, coordenador de Benefícios (Coben) do INSS no Estado do Rio de Janeiro, aconselha os segurados a prestar muita atenção ao preencher seus requerimentos. “Preencher corretamente os dados evita que o pedido de concessão seja indeferido. Documentos corretos agilizam a análise e a liberação do benefício por parte do INSS. Quando isso não acontece, cria-se um problema para o segurado, que não terá a concessão, e para o próprio INSS, pois a fila de espera não anda”, orienta ele.

Quais são os caminhos mais eficientes para solicitar aposentadoria?

Manter seu cadastro no INSS atualizado ao longo dos anos de serviço é outra recomendação. Arley Lisboa, coordenador de Gestão de Relacionamento com o Cidadão (Corec), enfatiza que se todas as informações estiverem atualizadas no sistema do instituto, a concessão pode ocorrer de maneira quase imediata. As solicitações de benefício podem ser feitas através do site Meu INSS, por uma ligação para a Central 135 ou em uma das Agências da Previdência Social (APS).

Quem opta pelo pedido por Meu INSS pode anexar os documentos necessários direto no sistema, porém se a solicitação for feita via Central 135, é preciso agendar a entrega da documentação em uma APS. Cuidado ao anexar os comprovantes no site do Meu INSS, a qualidade do documento pode impactar a análise do pedido.

Em casos de pedido negado, o segurado pode recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), órgão colegiado independente responsável por revisar as decisões do INSS. Este encaminhamento é um direito do cidadão e pode ser crucial no processo de aposentadoria.

E lembre-se: dados corretos e completos podem fazer toda diferença na hora da aprovação. Faça a sua parte e garanta uma aposentadoria mais tranquila e rápida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.