A declaração de “nada consta” do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um documento bastante requisitado para comprovar se há ou não um benefício atrelado a um determinado CPF. Muitos, no entanto, não sabem como emitir esse documento. Nesta matéria, explicaremos de maneira simples e direta como proceder para obter a declaração nada consta do INSS.
Esta declaração é um documento que atesta se há ou não algum benefício concedido ao CPF pesquisado. Em outras palavras, ela informa se o indivíduo em questão já está recebendo algum pagamento do INSS. Ainda que seja um documento muito importante, nem todos sabem como proceder para obtê-lo.
Navegue Aqui
O que é a declaração de nada consta do INSS?
Esta é uma declaração emitida pelo INSS que confirma se há ou não um benefício concedido ao CPF pesquisado. Em geral, esta declaração é utilizada para comprovar a ausência de vínculo previdenciário.
Para que serve a declaração de beneficiário do INSS?
A declaração de nada consta do INSS é usada para comprovar se existe vínculo ou não com a Previdência Social, demonstrando se o beneficiário já recebe algum pagamento do INSS.
Como emitir a declaração de nada consta do INSS?
Para emitir essa declaração, é preciso acessar a página ou o aplicativo Meu INSS. Insira seu CPF e senha cadastradas no Portal Gov.br para acessar a conta. Depois de confirmar se os dados estão corretos, basta digitar “nada consta” na barra de pesquisa. Em seguida, clique em “Declaração de benefícios do INSS” e uma declaração será gerada e salva automaticamente em seu dispositivo.
Como verificar fraudes com o Nada Consta do INSS?
A declaração nada consta do INSS é uma maneira eficiente de identificar fraudes. Se, ao emitir a declaração, você perceber que existe um benefício vinculado ao seu CPF sem o seu conhecimento, informe a Previdência Social imediatamente sobre a possível fraude.