Quem já foi contemplado com a concessão de um benefício previdenciário muitas vezes se pergunta: ” quando vou receber o primeiro pagamento?”. A resposta é: geralmente, em até 15 dias após a data da concessão. Contudo, como tudo que envolve processos burocráticos, há algumas etapas a serem seguidas para assegurar o recebimento do valor devido.
O primeiro passo é consultar o banco onde será efetuado o pagamento do benefício. Isso pode ser feito pelo portal do INSS, no link “Extrato de Pagamento”. Alternativamente, se preferir um atendimento mais personalizado, é possível obter esta informação pela Central 135 ou ainda através da Carta de Concessão, facilmente obtida pelo Meu INSS.
Qual é o procedimento para o primeiro recebimento de benefício?
No dia estipulado para o recebimento, é importante comparecer ao banco ou local indicado, sempre munido de um documento oficial com foto e o CPF. Vale lembrar que, para os pagamentos subsequentes, o beneficiado tem a opção de escolher receber diretamente em uma conta corrente ou conta poupança de uma instituição financeira que mantenha contrato com o INSS, bastando para isso solicitar a alteração diretamente no banco de sua preferência.
Possíveis benefícios adicionais da concessão
Além disso, os bancos costumam oferecer alguns benefícios adicionais para os recebedores de rendimentos do INSS, dentre eles estão: a emissão gratuita de um cartão magnético específico para o saque do benefício, sem a necessidade de abertura de uma conta corrente; um pacote mínimo de serviços bancários sem a cobrança de tarifas no caso do recebedor optar pela migração do cartão magnético para uma conta de depósitos e, claro, a disponibilização do pagamento do benefício sem a exigência de apresentação de documentos emitidos pelo próprio INSS.
E para aqueles que gostam de planejar pessoalmente suas finanças, a tabela de pagamento de benefícios, que informa as datas corretas de depósito dos valores, é prontamente disponibilizada e pode ser consultada a qualquer momento. Tudo isso para trazer comodidade e segurança ao beneficiado, afinal, é fundamental garantir que a renda oferecida pela previdência esteja acessível para aqueles que mais precisam.