Como Receber o Cartão Magnético do INSS?

A aposentadoria e outros benefícios previdenciários são direitos garantidos aos cidadãos que contribuíram ao longo de sua vida de trabalho. Um ponto importante é que, ao adquirir este direito, o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem flexibilidade para escolher a forma de receber este benefício e não é obrigado a abrir uma conta corrente para esta finalidade.

O INSS possibilita o recebimento dos pagamentos através de um cartão magnético, sem qualquer custo associado. A localização da agência bancária responsável pela emissão do cartão é determinada com base na residência do cidadão, facilitando o saque dos valores. Outra facilidade é que, caso haja interesse em alterar a forma de pagamento, o processo é simples e não exige a ida até uma agência do INSS.

Como solicitar a mudança de forma de pagamento?

Toda a solicitação da alteração pode ser realizada através do portal Meu INSS, seja pelo site ou aplicativo, ou pelo telefone 135. Além disso, é válido lembrar aos segurados que também é possível escolher qualquer instituição financeira conveniada com o INSS para realizar empréstimo consignado, trazendo mais liberdade financeira aos aposentados e pensionistas.

Como Proteger-se Contra Assédios de Bancos e Financeiras?

Conforme relatado, o INSS permite que o aposentado ou pensionista opte pelo banco que oferecer as melhores condições. Contudo, muitos são os relatos de assédio de instituições financeiras para a obtenção de empréstimo consignado ou mesmo abertura de contas corrente. Para registrar qualquer reclamação referente a esse tipo de assédio, o segurado possui à disposição o Portal do Consumidor.

Em caso de assédio persistente com ofertas indesejadas de crédito consignado, o cidadão pode optar pelo bloqueio de seu número de telefone no portal “Não Me Perturbe”. A ferramenta, que foi inicialmente criada para evitar o telemarketing das operadoras de telefonia, possibilita o bloqueio das ligações de instituições financeiras. Após concluir o cadastro do número de telefone, em até 30 dias a pessoa deixará de receber ligações desse tipo, preservando assim, a sua tranquilidade e bem-estar.

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