Para o ano de 2023, os brasileiros têm a expectativa de receber o pagamento do 13º salário oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, esse benefício tem algumas restrições. O critério para o pagamento do 13º é proporcional aos meses em que o benefício foi disponibilizado ao longo do último ano. Sendo assim, as parcelas desse pagamento correspondem a 50% do valor proporcional. Mas, quais são as restrições aplicadas a este benefício?
Alguns cidadãos que estão recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão entre os restritos ao 13º. Esta projeção também se estende àqueles que recebem Renda Mensal Vitalícia (RMV). O BPC é um benefício assistencial oferecido às pessoas de baixa renda que tenham mais de 65 anos e aos que possuem algum tipo de deficiência, independente da idade. O RMV, por sua vez, foi um benefício que acabou sendo extinto já no início de 1996, tendo sido substituído pelo próprio BPC.
Quando será o pagamento do 13° salário do INSS em 2023?
Segundo o calendário de pagamentos, a expectativa é que as parcelas comecem a ser depositadas a partir do dia 25 de agosto para a primeira parcela, e a partir do dia 25 de novembro para a segunda. E se você desejar se manter atualizado em relação aos mecanismos e novidades sobre o seu benefício do INSS, uma opção é se inscrever em uma lista de melhor conteúdo da área, onde as atualizações são enviadas semanalmente através do e-mail.
Quem serão os favorecidos com o 13° salário do INSS?
O 13° salário do INSS é voltado principalmente para aposentados, pensionistas e demais segurados que tenham recebido algum tipo de benefício previdenciário a partir do mês de maio. A exceção, como já mencionamos, diz respeito aos cidadãos que são contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV). A divisão deste pagamento será sempre feita em duas parcelas, sendo que na primeira serão depositados 50% do valor, enquanto na segunda parcela será pago o saldo restante.
A projeção é que a primeira parcela do 13º do INSS seja disponibilizada um pouco antes do final de agosto, com prazo entre 25 de agosto e 8 de setembro de 2023. A segunda parcela está prevista para o final de novembro, podendo ser paga entre 24 de novembro e 7 de dezembro de 2023.
Informações adicionais
Além destas informações, é importante mencionar que em relação ao empréstimo consignado, o prazo de pagamento varia entre um mínimo de 6 meses e um máximo de 84 meses, tendo um valor mínimo de contratação de R$1.500,00. Os juros são a partir de 1,80% ao mês, sem esquecer do CET que é a partir de 1,93% ao mês.
No caso de portabilidade de empréstimo consignado, a taxa de juros é de 1,70% ao mês e o CET é a partir de 1,67% ao mês. Também há informações adicionais para antecipação saque-aniversário, com taxa de juros a partir de 1,80% ao mês e CET a partir de 1,92% ao mês.