Sabia que há um serviço disponível que beneficia a pessoa que, após uma perícia médica, se comprova incapacitada para continuar seu trabalho ou atividade habitual de forma permanente? Esse serviço, que é tido como de alta qualidade por seus usuários, é disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com uma avaliação média de 1 a 5 estrelas, rendida por usuários que já se beneficiaram deste serviço – estes números são atualizados diariamente – é evidente a sua importância e eficácia para os que necessitam. Vale ressaltar que a quantidade de usuários que avaliam este serviço também é indicada entre parênteses, logo após as estrelas.
Avaliação do serviço e sua importância para a sociedade
Um ponto fundamental a ser mencionado é a quantidade de avaliações positivas recebidas pelo serviço. Os feedbacks são essenciais para identificar os pontos fortes e os a serem melhorados. A consulta é simples: ao ligar para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, o atendimento para esclarecimento de dúvidas ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.
Quais diretrizes pautam o atendimento do serviço do INSS?
O atendimento aos usuários do serviço público é norteado pela Lei nº 13.460/17, estabelecendo como diretrizes um atendimento presencial em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas tanto ao serviço quanto ao atendimento. Garantir um ambiente propício para o atendimento é premissa básica para a efetivação de um serviço de qualidade e respeito ao cidadão.
Ainda, a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, assegura o direito a atendimento prioritário para pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. Assim, o INSS também se preocupa em proporcionar facilidades para as pessoas que mais necessitam.
Existe algum canal para reclamações, dúvidas ou sugestões?
Sim. Caso necessário, o usuário pode entrar em contato diretamente com o próprio INSS e apresentar suas dúvidas, reclamações ou sugestões. Este canal aberto de comunicação auxilia a instituição a aprimorar ainda mais o serviço prestado, estreitando a relação entre o cidadão e a instituição, promovendo transparência e eficiência.