Se você é profissional autônomo, já deve ter se perguntado sobre a relevância da contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Apesar de não ser obrigatório, como no caso dos trabalhadores com carteira assinada, pagar o INSS como autônomo pode garantir uma série de direitos importantes para a vida profissional. Entre eles, destaca-se a aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.
A contribuição mensal para o INSS garante ao trabalhador uma série de benefícios disponíveis aos profissionais de carteira assinada. Esses benefícios – importantes para a vida profissional e pessoal – dependem também da atualização e pagamento em dia das guias do INSS. Aqueles que contribuem regularmente são elegíveis para os benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS.
Quais são as formas de contribuição para o INSS como autônomo?
O profissional autônomo pode escolher entre três tipos de contribuição para o INSS: normal, reduzida ou simplificada e a destinada aos de baixa renda.
O plano normal, que recolhe 20% sobre o salário do trabalhador, limitado ao teto da Previdência (de R$7.507,49 em 2023), dá acesso a todos os benefícios previdenciários e aposentadoria por tempo de contribuição.
Já o plano simplificado e destinado aos de baixa renda, o qual requer pagamento de 11% e 5% do salário mínimo respectivamente, permite acesso à aposentadoria por idade, no valor de um salário mínimo por mês.
Como se cadastrar e pagar o INSS como autônomo?
O processo de pagamento do INSS como autônomo é bastante simples. Primeiramente, é necessário ter o número PIS/NIT (Número de Identificação do Trabalhador).
Feito isso, o próximo passo é escolher o tipo de contribuição e então emitir o Guia da Previdência Social (GPS). A GPS é uma espécie de boleto que pode ser obtido no site da Previdência Social ou comprado como carnê em uma papelaria credenciada.
Ajudando o profissional autônomo a crescer
Contribuir para o INSS é apenas uma parte dos investimentos que o profissional autônomo deve fazer. Além da contribuição previdenciária, é importante buscar alternativas que colaborem para o crescimento do próprio negócio.
Nesse sentido, o Serasa Crédito oferece uma plataforma que pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita. É uma excelente opção para encontrar as melhores oportunidades do mercado sem sair de casa.