No atual cenário sociopolítico do Brasil, a concessão de benefícios como o auxílio doença tem sido vital para o suporte financeiro de diversos cidadãos. Aqui, explicamos detalhadamente como o INSS opera nesse contexto, com informações sobre onde e como solicitar seu benefício, quais são os documentos necessários e o prazo para liberação dos valores.
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Quem tem direito ao auxílio doença?
Todos os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que comprovem incapacidade de trabalho por doença ou acidente, têm direito ao auxílio doença. No entanto, para fazer a solicitação, o segurado precisa estar contribuindo há, no mínimo, 12 meses.
O que é necessário para solicitar o auxílio doença?
Para formalizar o pedido, o segurado deve acessar o portal ou aplicativo “Meu INSS” e solicitar o benefício. Uma perícia médica deverá ser agendada para avaliar o estado de saúde do solicitante e confirmar a necessidade do benefício.
Caso o auxílio doença seja aprovado, uma carta de concessão será enviada ao beneficiário com todas as informações necessárias, como valores, datas e local para recebimento do valor.
Como sacar o auxílio doença?
Com o benefício concedido, o próximo passo é o saque. O dinheiro poderá ser retirado no banco indicado na carta de concessão, mediante apresentação de documento de identificação com foto, comprovante de residência e histórico de crédito emitido também pelo “Meu INSS”.
Adicionalmente, é possível realizar o saque do auxílio doença diretamente no caixa eletrônico. Lembre-se de ter em mãos todo os documentos necessários.
E se o meu auxílio doença estiver em análise?
Há casos em que o auxílio doença pode ficar em análise por um tempo superior ao esperado. Se isso ocorrer, o melhor a se fazer é acompanhar o status da solicitação por meio do “Meu INSS”.
Após a perícia, há um prazo médio de 30 dias para liberação do benefício. Porém, este tempo pode variar dependendo da demanda do INSS e da complexidade da análise.