Desde maio de 2019, o Governo Federal estabeleceu um ponto de acesso central para vários serviços digitais – o cadastro gov.br. Hoje, com este cadastro, é possível ter acesso a uma gama de serviços oferecidos pelo governo, como o Meu INSS, a Carteira de Trabalho Digital, entre outros. No entanto, muitos brasileiros ainda possuem dúvidas de como gerir tal plataforma.
A facilidade de ter todas as ferramentas em um só lugar torna mais prático o acesso aos diversos serviços do governo. No entanto, dúvidas sobre como se cadastrar, recuperar a senha e alterar informações pessoais ainda são bastante comuns entre os usuários da plataforma gov.br.
Como posso recuperar a senha da conta gov.br?
A recuperação de senha é um processo simples, mas requer atenção. Na página inicial do Meu INSS, existe um botão intitulado “Entrar com gov.br”. Ao clicar, você será direcionado para a página de autenticação da plataforma onde deve inserir seu CPF. Feito isso, clique em “Avançar” e em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”.
Na próxima tela, “Recuperação de Conta”, será necessário clicar em “Não sou um robô” para prosseguir. Em seguida, o usuário deve escolher uma das opções para gerar a nova senha da conta, seja por e-mail ou telefone cadastrado, biometria facial ou ainda, usando os serviços de internet banking dos bancos credenciados.
É possível alterar o e-mail ou celular cadastrados no gov.br?
Muitas vezes, por diversos motivos, o cidadão precisa atualizar suas informações pessoais, como e-mail ou número de telefone. Nesses casos, é possível solicitar uma alteração de dados para o gov.br. Inicialmente, o usuário deve acessar o link de suporte e preencher com seus dados pessoais.
Ao escolher um serviço que deseja acessar e caso seja o Meu INSS, deve-se escolher a opção “Outros”. Em seguida, será necessário anexar um arquivo com o Documento de Identificação e uma autofotografia (selfie) segurando o documento original com a foto mais recente para checagem.
Vale ressaltar que essa alteração é feita pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, que confirma a veracidade das informações e faz uma análise de segurança nos documentos enviados. Quando a análise for aprovada, um comunicado será enviado para o novo e-mail cadastrado.
Importância do gerenciamento correto da sua conta gov.br
Manter as informações de sua conta gov.br atualizadas e conhecer as funcionalidades da plataforma são etapas importantes para garantir um acesso tranquilo aos serviços digitais do Governo Federal. Portanto, caso você não reconheça o e-mail cadastrado em sua conta, não se preocupe, é possível solicitar a alteração.