Para disponibilizar maior autonomia aos cidadãos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece um serviço de bloqueio ou desbloqueio dos benefícios dos aposentados e pensionistas para a realização de empréstimos consignados. Esta ferramenta permite que o próprio beneficiário ou um representante legal controle a realização de operações de crédito com o benefício do INSS.
Segundo o Instituto, o serviço pode ser solicitado pela internet, dispensando a necessidade de comparecimento presencial a uma agência do INSS. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de medidas que visam oferecer comodidade e segurança aos cidadãos, principalmente em meio à situação atual de pandemia do COVID-19.
Navegue Aqui
- Quem pode utilizar este serviço do INSS para empréstimos consignados?
- Qual o passo a passo para solicitar o bloqueio ou desbloqueio de benefício para empréstimo consignado?
- Quais os documentos necessários para solicitar este serviço do INSS?
- Que cuidados devo ter antes de contratar um empréstimo consignado?
Quem pode utilizar este serviço do INSS para empréstimos consignados?
Esta modalidade está disponível tanto para os aposentados ou pensionistas titulares do benefício quanto para o representante legal, desde que este tenha termo de representação legal. Contudo, beneficiários representados por procuradores não podem solicitar mais esse serviço, sendo impossível a realiação de empréstimos consignados com procuradores cadastrados.
Qual o passo a passo para solicitar o bloqueio ou desbloqueio de benefício para empréstimo consignado?
- Acesse o Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o serviço/benefício que você deseja;
- Na lista, marque o serviço/benefício;
- Leia as informações na tela e siga as instruções indicadas.
Quais os documentos necessários para solicitar este serviço do INSS?
A documentação necessária inclui o CPF, que é obrigatório em todos os casos. Se a solicitação for feita por um representante legal, são requeridos também a procuração ou termo de representação legal e um documento de identificação com foto e o CPF do representante.
O tempo médio para resposta para a solicitação é de cerca de 30 dias, segundo o INSS. Para acompanhar e receber a resposta, basta acessar o Meu INSS, clicar em “Consultar Pedidos”, encontrar o processo na lista e clicar em “Detalhar” para mais informações.
Que cuidados devo ter antes de contratar um empréstimo consignado?
O Banco Central e o INSS recomendam alguns cuidados, como pesquisar e comparar as taxas de juros e as condições oferecidas por diferentes bancos, verificar a autorização do banco no Banco Central, nunca assinar um contrato ou proposta em branco, não fazer qualquer pagamento adiantado, evitar intermediários com promessas de agilizar o crédito, não fornecer cartão magnético ou senha do banco a terceiros, monitorar os valores da aposentadoria e do empréstimo consignado no Meu INSS, entre outros.