INSS Salinas (MG) – Endereço da Agência, E-mail, Horário de Funcionamento e Informações

A Agência da Previdência Social de Salinas, localizada em Minas Gerais, desempenha um papel fundamental na rede do INSS, oferecendo serviços previdenciários essenciais para a comunidade local.

TELEFONE: (38) 38413248

Localização e Contato

Endereço e CEP

A agência está situada na Rua Belo Horizonte, número 44, no Bairro Alvorada, em Salinas, tornando-a acessível para os moradores da cidade e áreas vizinhas.

Telefone e E-mail

Os cidadãos podem entrar em contato com a agência pelo e-mail aps11026080@inss.gov.br. A titular da agência é Vanessa De Castro Lima.

Horário de Funcionamento

A agência atende de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00. É recomendável verificar possíveis mudanças nos horários, especialmente durante feriados.

Gerência de Vinculação

A agência está vinculada à Gerência Executiva de Montes Claros, garantindo uma administração eficiente dos serviços previdenciários na área.

Como funciona o atendimento? É presencial ou tem que agendar?

Atendimento Simplificado

O Atendimento Simplificado deve ser agendado – pela Central 135 ou na própria agência – quando o cidadão deseja solicitar:

• bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados;

• bloqueio/desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato;

• alteração de local ou forma de pagamento;

• orientação e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;

• protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;

• retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);

• devolução de documentos;

• recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);

• juntada de documentos em requerimento com status “Em Análise”, que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos no Meu INSS;

• retirada de histórico de atendimento de chat ou Central 135;

• para as pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro, além da pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.

Atendimento Específico

Já o Atendimento Específico deve ser agendado nos casos de alta complexidade, em que não é possível fazer o requerimento pelos canais remotos. O agendamento para esse tipo de serviço é feito – pela Central 135 ou na própria agência – nos casos de:

• reativação de BPC após atualização do CADÚnico;

• ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;

• órgão Mantenedor do Benefício Inválido, o que impossibilita a solicitação dos serviços;

• consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;

• tarefas concluídas com erros nos sistemas, por exemplo, quando é utilizado há equívoco na atribuição do NIT utilizado;

• solicitar a Contestação de NTEP;

• Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante;

• e na impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos ou quando a Central 135 não puder atender a solicitação e oriente o cidadão a comparecer no INSS.

Além disso, é possível agendar na agência a emissão de extrato de empréstimo consignado, de pagamento de benefício, de Imposto de Renda – IR, de vínculos laborais – CNIS; a carta de concessão do benefício; a declaração de beneficiário do INSS; o cumprimento de exigência; e a entrega de documentos por convocação do INSS.

Importante lembrar que esses serviços podem ser efetuados pela internet, mas no caso em que o cidadão não tenha acesso ao Meu INSS é possível agendar o atendimento pelo telefone 135.

Atendimento Espontâneo

Se o cidadão procura uma agência do INSS sem agendamento prévio, ainda assim o INSS pode atender alguns serviços, os chamados espontâneos.

Essas situações são válidas apenas para os serviços de agendamentos de serviços; emissão de senha gov.br; acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado; e nos casos de atendimento por decisão judicial.

Precisão dos Dados

É importante ressaltar que o site “Benefícios Hoje” é o único que obtém informações diretamente de fontes oficiais do INSS, garantindo maior precisão dos dados em comparação a outros sites.

FAQ – Perguntas Frequentes

Como falar com o INSS por telefone?

Para falar com o INSS por telefone, ligue para a Central 135. Este serviço está disponível de segunda a sábado.

Como agendar atendimento presencial no INSS 2024?

Para agendar um atendimento presencial no INSS, utilize o aplicativo Meu INSS ou ligue para a Central 135.

Como entrar em contato com o INSS pelo WhatsApp?

Atualmente, o INSS não oferece atendimento via WhatsApp. Para contato, use o telefone da Central 135 ou o e-mail da agência.

Como faço para agendar um agendamento no INSS?

O agendamento no INSS pode ser feito pela Central 135 ou através do aplicativo Meu INSS.

Pode ir ao INSS sem agendar?

Alguns serviços de atendimento espontâneo podem ser acessados sem agendamento, mas a maioria dos serviços requer um agendamento prévio.

Precisa fazer agendamento para ir no INSS?

Sim, para a maioria dos serviços no INSS, é necessário fazer um agendamento prévio pela Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

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