O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal no Brasil responsável pela concessão de benefícios aos cidadãos, contudo, diversos processos precisam de uma perícia médica para serem validados. Entender como marcar uma perícia no INSS pode parecer uma tarefa complicada, porém é um passo importante para quem precisa de um benefício previdenciário. Neste guia prático, vamos elucidar todas as dúvidas para facilitar esse processo. Vamos lá?
Navegue Aqui
O que é, afinal, a perícia do INSS?
Essencial para validação de diversos benefícios, a perícia médica do INSS é uma análise das condições de saúde do segurado. Ela atesta condições como: incapacidade laboral, necessidade de afastamento do trabalho por doença ou acidente, a continuação do auxílio-doença e a necessidade de perícia domiciliar ou hospitalar. Esta perícia é o mecanismo oficial através do qual o INSS reconhece o estado de saúde alegado pelo trabalhador.
Quem deve marcar a perícia no INSS?
A perícia médica é imprescindível para pessoas que estejam incapazes para o trabalho devido a problemas de saúde. Caso a perícia confirme essa incapacidade, seja ela temporária ou permanente, o segurado poderá solicitar algum benefício, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Como agendar uma perícia no INSS?
Existem três maneiras de agendar a perícia médica no INSS: pelo site, pelo aplicativo “Meu INSS” ou por telefone. Caso o segurado não possa comparecer à perícia no dia e hora agendados, é possível remarcá-la. Abaixo, você confere o passo a passo para cada um.
Passo a passo para marcar a perícia
1. Pelo site:
No site do INSS, clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”, selecione o tipo de perícia, siga as orientações na tela, informe os dados solicitados e conclua o pedido.
2. Pelo aplicativo Meu INSS:
Abra o aplicativo (disponível para Android e iOS), clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”, selecione o tipo de perícia, siga as instruções na tela, informe os dados solicitados e conclua o pedido.
3. Por telefone:
Ligue para o número 135 com o número do seu CPF em mãos para informar quando solicitado. Informe qual serviço você pretende agendar para tornar a sua solicitação mais rápida.
Documentos necessários para a perícia médica
Depois de ter a perícia agendada, prepare-se para a consulta com os documentos que comprovem sua condição. No dia agendado, compareça à agência do INSS com documentos, laudos médicos, procuração ou termo de representação legal, se houver.