Vulcão ativo que destruiu cidade está em fase eruptiva e teve grandes explosões

Uma imagem capturada do espaço revela o vulcão Momotombo expelindo nuvens de gás tóxico no oeste da Nicarágua. Este estratovulcão ativo, localizado na margem norte do Lago Manágua, é conhecido como “o terror fumegante” desde 1902. Relativamente jovem para um vulcão, com cerca de 4.500 anos, o Momotombo tem 1.270 metros de altura e já foi responsável por várias erupções significativas ao longo dos últimos 500 anos.

Uma dessas erupções ocorreu em 1610, desencadeando um terremoto que destruiu a cidade vizinha de León, na época sob domínio espanhol. O evento foi tão devastador que os moradores reergueram a cidade em outro local, dando origem à moderna León, que hoje é a segunda maior cidade da Nicarágua. As ruínas da antiga cidade de León, atualmente listadas como patrimônio mundial da UNESCO, são um testemunho desse período turbulento.

Estratovulcão ativo na Nicarágua

O Momotombo voltou à atividade em novembro de 2015 e fevereiro de 2016, após quase 100 anos de inatividade, desde 1905. Durante esse período, o vulcão expeliu grandes nuvens de vapor d’água e gases tóxicos, como o sulfeto de hidrogênio. Este tipo de atividade vulcânica, embora não seja incomum, chamou a atenção dos pesquisadores pela sua intensidade e pela possibilidade de novos estudos.

As erupções do Momotombo são causadas pela atividade sísmica e pelo movimento das placas tectônicas que convergem na região do Arco Vulcânico da América Central. Este arco se estende ao longo da costa oeste do continente, do México ao Panamá. As tensões e pressões entre essas placas tectônicas criam condições ideais para a atividade vulcânica.

As erupções do Momotombo impactam não apenas a paisagem circundante, mas também a vida das pessoas que vivem nas proximidades. Alguns dos efeitos são:

  • Destruição de propriedades e infraestruturas.
  • Contaminação do ar com gases tóxicos.
  • Impacto na agricultura local devido à deposição de cinzas vulcânicas.
  • Modificação da paisagem e formação de novas características geológicas.

A usina geotérmica perto do Momotombo

A área ao redor do vulcão está cheia de fumarolas, que são pequenas aberturas onde o gás e o vapor vulcânico sobem à superfície. Esta atividade geotérmica foi aproveitada com a construção de uma usina geotérmica em 1983, que gera eletricidade a partir da energia térmica subterrânea. A usina é uma das principais fontes de energia para a região, destacando-se entre os projetos de energia sustentável na América Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.