Saque de R$ 6.200 do Caixa Tem é desbloqueado para esta lista chocante

Em resposta aos danos causados pelo intenso temporal que atingiu Porto Alegre em 16 de janeiro deste ano, a Caixa Econômica Federal abriu o prazo para solicitação do Saque Calamidade do FGTS. A medida vem para socorrer os moradores que sofreram com danos estruturais em suas residências devido à tempestade. Com um valor máximo estabelecido para saque de até R$ 6,2 mil, a oportunidade é uma luz no fim do túnel para muitas famílias afetadas.

Moradores de 76 bairros distribuídos em 16 regiões, identificados pelo Orçamento Participativo (OP) com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) abaixo de 0,9, estão automaticamente habilitados a realizar o saque. Contudo, para os residentes da região Centro, englobando 18 bairros como Auxiliadora e Cidade Baixa, entre outros, é necessário um procedimento adicional junto à prefeitura antes de se dirigir à Caixa.

Quem está elegível ao Saque Calamidade

Para estar apto ao saque, além de residir em uma das áreas afetadas, é necessário possuir saldo disponível na conta do FGTS. A modalidade Saque Calamidade foi instituída como parte das ações emergenciais para auxílio à população porto-alegrense diante dos prejuízos causados pelo temporal, refletindo o comprometimento das autoridades municipais e federais na mitigação dos impactos sofridos.

Para os residentes dos bairros automaticamente habilitados, a solicitação pode ser realizada diretamente na Caixa Econômica Federal, utilizando o aplicativo do FGTS ou comparecendo pessoalmente nas agências. Por outro lado, aqueles da região Centro devem primeiramente contatar o serviço 156 da prefeitura de Porto Alegre. A orientação é fazer este contato com, no mínimo, dez dias úteis de antecedência em relação ao prazo final de solicitação, que se encerra no dia 18.

O contato com o 156 pode ser feito através de ligação telefônica, selecionando a opção para demais serviços e seguindo as instruções fornecidas. Alternativamente, pedidos podem ser encaminhados via e-mail (156poa@portoalegre.rs.gov.br) ou pelo chat disponível no site oficial do serviço, garantindo que todas as informações necessárias sejam providenciadas para a análise e aprovação da prefeitura.

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