Quais são os benefícios para quem completou 60 anos?

O Brasil possui um conjunto considerável de leis e direitos que oferecem benefícios especiais para os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos. No entanto, muitas dessas vantagens e garantias não são de conhecimento público e, portanto, não são suficientemente aproveitadas.

Não só direitos relacionados à gratuidades e descontos no transporte ou vagas de estacionamento. Eles também têm prioridade em processos judiciais e em alguns casos, isenção de impostos como o IPTU e o Imposto de Renda.

Além disso, é fundamental informar os idosos sobre esses benefícios para que eles possam exercer seus direitos. E para contribuir com isso, o portal Só Notícia Boa listou 10 benefícios importantes que são garantidos por lei para pessoas com mais de 60 anos. Veja quais são eles abaixo:

O que são os Benefícios Garantidos por Lei para Idosos 60+?

1. Isenção de pagamento do IPTU (Imposto Territorial Urbano): Muitos municípios oferecem isenção do IPTU para idosos, no entanto, as exigências variam de cidade para cidade. Saiba mais aqui.

2. Isenção no Imposto de Renda – IRPF: Idosos com mais de 65 anos têm direito a uma isenção extra na declaração de Imposto de Renda. Veja aqui.

Quais os outros benefícios garantidos aos idosos?

3. Prioridade em processos na Justiça e órgãos públicos: Os idosos têm direito à prioridade nos processos e procedimentos.

4. Atendimento preferencial: O Estatuto do Idoso garante atendimento preferencial imediato e individualizado para os idosos em órgãos públicos e privados que prestam serviços à população.

5. Meia-entrada na cultura: Idosos ganham desconto de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer.

6. Gratuidade no transporte urbano: Idosos com mais de 65 anos têm gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos. Por lei, é obrigatório a reserva de 10% dos assentos nesses transportes.

A lista continua, não é só isso que os idosos têm direito

7. Gratuidade no transporte Interestadual: No transporte coletivo interestadual, o estatuto obriga a reserva de duas vagas gratuitas, por veículo, para idosos com renda de até dois salários-mínimos. Mais informações aqui.

8. Cota de vagas em Estacionamento: Pelo menos 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados devem ser destinadas às pessoas acima dos 60 anos.

9. Medicamentos gratuitos: Pelo Estatuto do Idoso, o fornecimento de alguns medicamentos deve ser gratuito, além de próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Veja aqui a lista de medicamentos fornecidos pela Farmácia Popular.

10. Direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada): A partir dos 65 anos, desde que comprovando baixa renda mensal, os idosos têm direito ao benefício assistencial de um salário mínimo por mês. Acesse aqui os detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.