Meu INSS: Esses são os serviços disponíveis

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está passando por uma significativa digital, marcando um avanço na modernização dos procedimentos previdenciários no Brasil. A instituição tem inovado ao disponibilizar 90 serviços de forma integralmente online, por meio da plataforma Meu INSS e do telefone 135, proporcionando aos segurados uma área de serviços sem a necessidade de deslocamento até as agências, otimizando o atendimento de forma ágil e eficiente.

A internacionalização dos serviços previdenciários é um dos destaques desse processo de modernização. Com 17 Acordos Internacionais Previdenciários em vigor, o INSS garante a contagem de tempo de contribuição e a cobertura previdenciária para brasileiros e cidadãos dos países acordados. A facilidade no processo de solicitação e envio, que agora pode ser feito diretamente em organismos internacionais e através do Meu INSS, beneficia especialmente os brasileiros que residem no exterior.

A extensa lista de serviços disponíveis online abrange uma variedade de benefícios, desde contribuições urbanas e rurais até ajudas e pensões. Além disso, a introdução de uma calculadora de aposentadoria na plataforma Meu INSS permite que os segurados estimem o tempo restante para a aposentadoria, simulem a renda inicial e verifiquem a elegibilidade para o benefício, proporcionando maior autonomia e informação aos usuários.

Tecnologia e inteligência

Essa jornada de transformação digital do INSS conta com a colaboração essencial da Dataprev, responsável por fornecer soluções tecnológicas e inteligência de processos para otimização do atendimento. A parceria está alinhada com os esforços do Ministério da Economia em promover a transformação digital em todo o governo federal, demonstrando uma abordagem integrada na modernização dos serviços públicos.

A acessibilidade e atendimento ao usuário são prioridades nesse processo de digitalização. O portal Meu INSS e seu aplicativo móvel oferecem uma interface amigável e segura, acessível através do cadastro no site do Meu INSS ou pelos portais de bancos parceiros. Além disso, o atendimento telefônico pelo número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, garante suporte abrangente aos usuários, promovendo uma transição suave para a era digital.

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