INSS faz alerta importante para pessoas com 65 anos ou mais

Os cidadãos idosos no Brasil, com idades entre 65 e 71 anos, assim como os aposentados, terão a obrigação de prestar contas anuais ao Imposto de Renda.

Além de reportar a renda proveniente da aposentadoria, quaisquer outras fontes de renda devem ser declaradas. Entenda mais detalhes a seguir.

Comunicado geral do INSS

Os aposentados vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aqueles que pertencem a regimes próprios com obrigações fiscais para o ano de 2024 devem informar à Receita Federal tanto o valor dos benefícios recebidos durante 2023 quanto outras fontes de renda.

Imposto de Renda (Tabela). Fonte: INSS
Imposto de Renda (Tabela). Fonte: INSS

Como fica a declaração de bens e quitação de atrasados?

Patrimônios como imóveis, veículos, investimentos e renda isenta de impostos, como poupança, devem ser incluídos na declaração.

Além disso, é necessário registrar quaisquer pagamentos retroativos feitos pelo INSS, como precatórios e RPVs (Requisições de Pequeno Valor).

Como vai funcionar a isenção e a prerrogativa de dependentes?

Aqueles que, além da aposentadoria, mantêm algum tipo de trabalho ou acumulam aposentadoria e pensão, devem declarar ambas as fontes de renda à Receita Federal, assim como qualquer rendimento recebido por dependentes.

No entanto, os idosos com 65 anos ou mais têm direito a uma isenção extra do Imposto de Renda a partir do mês de seu aniversário. Em 2023, o limite para essa isenção é de R$24.751,74.

Como reduzir pagamentos?

Para reduzir o valor a pagar ou aumentar o reembolso, os aposentados podem deduzir despesas permitidas por lei, como gastos com saúde e educação.

Como acessar o informe de rendimentos?

Estão obrigados a declarar os contribuintes que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2023, equivalente a cerca de dois salários mínimos mensais.

Como acessar o informe de rendimentos do INSS:

  • Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/
  • Clique em “Entrar com Gov.br”
  • Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha
  • Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”
  • Nela, clique em “Ver Mais”
  • Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”
  • Selecione o ano-calendário 2023
  • Escolha o extrato que deseja
  • Salve o documento em PDF

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

Alguns contribuintes são obrigados a declarar o Imposto de Renda, incluindo aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de um limite estabelecido pela Receita Federal e os que obtiveram lucros na venda de bens e direitos.

Contribuintes que realizaram operações na bolsa de valores e tiveram receita bruta significativa com atividades rurais também estão sujeitos à obrigação.

Até quando você pode entregar a declaração?

A declaração deve ser apresentada entre 1º de março e 30 de abril de 2024, podendo ser feita por meio de um programa disponibilizado pela Receita Federal ou através do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’, disponível para dispositivos móveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.