O INSS está intensificando suas medidas para diminuir as filas e agilizar a concessão de benefícios. A mais recente iniciativa é um mutirão de atendimentos que está ocorrendo esta semana em todo o país, e não é necessário agendar para ser atendido.
Durante toda essa semana, o INSS está realizando um mutirão de reabilitação profissional em seis superintendências regionais, com a expectativa de atender 37 mil segurados de 11 a 15 de março.
Lilian Varandas, chefe da Divisão de Reabilitação Profissional do INSS, enfatizou que essa ação reitera o compromisso do Instituto em aprimorar seus serviços e zelar pelo bem-estar da população.
“Este esforço concentrado não apenas visa reduzir significativamente o acervo de avaliações socioprofissionais pendentes, mas também reforça o compromisso do INSS com a melhoria contínua dos seus serviços e o bem-estar dos segurados ao garantir que eles recebam o atendimento necessário para a sua reabilitação profissional de forma eficiente e eficaz”, destaca Varandas.
Espera-se que essa iniciativa reduza a fila de pessoas em processo de avaliação socioprofissional. Os segurados são direcionados para essa avaliação quando estão afastados devido a Benefício por Incapacidade Temporária, seja por doença ou acidente de trabalho.
Dependendo da situação do segurado, ele pode ser encaminhado para programas de treinamento e cursos profissionalizantes para se reintegrar ao mercado de trabalho.
Após o atendimento no mutirão, as equipes de cada superintendência continuarão a prestar assistência aos trabalhadores aptos a retornar às atividades.
Os atendimentos estão sendo realizados em seis superintendências localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Florianópolis, Pernambuco e Distrito Federal.