Idosos acima de 60 anos NÃO precisam pagar estas dívidas

No Brasil, idosos acima de 60 anos podem aproveitar diversas vantagens estabelecidas por lei para promover uma velhice mais tranquila e com dignidade. Uma dessas vantagens inclui a isenção no pagamento de certas dívidas, um alívio significativo na gestão financeira dessa faixa etária da população.

Implementada em 2021, a lei do superendividamento oferece um suporte essencial para cidadãos que encontram-se assoberbados por dívidas. Idosos que recebem benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão entre os principais favorecidos, com prioridade na proteção contra juros abusivos e outras condições desfavoráveis.

Veja como funciona a isenção de pagamento para idosos:

  • A isenção abrange quatro diferentes tipos de contas primordiais, como água, luz, telefone e gás.
  • Beneficia também o abatimento de juros em atrasos de pagamento de empréstimos junto a bancos e instituições financeiras.
  • Para fazer valer esses direitos, os idosos devem procurar as instituições financeiras onde as dívidas foram contraídas para negociar sob os novos termos.

Possibilidades de renegociação

Além de isentar taxas básicas, os idosos têm a chance de solicitar a remoção de taxas e juros excessivos durante renegociações. É recomendável que busquem suporte da Defensoria Pública ou órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para orientações detalhadas e assistência no processo.

A busca por ajuda especializada pode ser uma alternativa inteligente para lidar com as dívidas que sobrecarregam muitos idosos. A atuação desses órgãos pode facilitar significativamente o processo de negociação, aumentando a probabilidade de sucesso na obtenção de condições mais favoráveis.

  1. Primeiro, identifique todas as dívidas e contas que possam se encaixar nos critérios de isenção.
  2. Procure as instituições financeiras ou a Defensoria Pública para iniciar o processo de renegociação.
  3. Explique sua situação e solicite a aplicação dos benefícios previstos em lei.

Entendendo seus direitos e as opções disponíveis, os idosos podem enfrentar o período da terceira idade com menos preocupações financeiras e mais segurança econômica. 

5 Comentários
  1. Avatar de Joana
    Joana Diz

    Essas notícias são verídicas?sobre isenção de contas de água luz??onde procurar?

  2. Avatar de SOLANGE DE OLIVEIRA
    SOLANGE DE OLIVEIRA Diz

    Sou idosa e aposentada e pago água, luz telefone, e gás e não tenho nem desconto nenhum, e ainda ganho um salário.

  3. Avatar de Silson pequeno da
    Silson pequeno da Diz

    Eu não consigo paga as minhas contas porque eu tenho poublema de saúde tomo ⁷remédio. Controlado de pressão e.para urina me dá tontura. Pago aluguel e água e luz e gás tenho 65anos passo defucudade não sobra nem paracomer.tenho tenho duas filhas de menor

  4. Avatar de Aíca moutinho Ribeiro
    Aíca moutinho Ribeiro Diz

    Não sou aposentada nem recebo nenhum benefício tenho 64 anos e nem consigo receber nenhuma ajuda a alegação do Crazy e porque sou casada e meu marido é aposentado de salário mínimo e estou vinculada no cadunico e com isso não tenho direitos e nem cartão do idoso consigo tirar alguém pode me ajudar?

  5. Avatar de Silson pequeno da
    Silson pequeno da Diz

    Não consigo paga as minhas dívidas tenho bastante empréstimo devo em cartório pago aluguel água e luz não sobra nem para faze compra que não sobra tenho duas filhas de menor e na serasa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.