Feijão de marca popular foi SUSPENSO pela Anvisa com urgência

O Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu uma ordem de recolhimento nacional para quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes, devido à presença de grãos mofados e ardidos.

Os grãos “ardidos”, como são conhecidos, são aqueles que sofreram fermentação, geralmente devido a condições de calor ou umidade excessivos, conforme explicado em um documento da Embrapa, instituição estatal de pesquisa agrícola.

Lotes afetados

Os lotes afetados incluem o lote 51 de feijão cores (ou seja, feijão carioca) e o lote 06 de feijão preto, ambos da marca Da Mamãe, além dos lotes 030423 e 080323 de feijão preto da marca Sanes.

image 7

Estes produtos apresentam um índice de grãos mofados e ardidos superior a 15%, excedendo o limite estabelecido e representando um risco à saúde dos consumidores.

“Esses grãos podem conter micotoxinas prejudiciais ao organismo, causando intoxicações alimentares e reações alérgicas”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.

Operação

Esses lotes de feijão foram identificados durante uma operação anterior do ministério, que resultou na apreensão de mais de 150 toneladas de feijão no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o G1, em matéria datada em 19 de maio de 2023, os feijões impróprios para consumo foram encontrados tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no Distrito Federal.

Após análises laboratoriais, ficou confirmado que os produtos não cumpriam com os padrões de qualidade e segurança necessários para consumo humano.

Defesa

A marca Da Mamãe alega que a detecção do excesso de umidade nos produtos ocorreu em janeiro de 2023, e que eles foram prontamente substituídos nos supermercados. A empresa considera a decisão de recolhimento, anunciada em maio, como “intempestiva, visto que em janeiro havíamos tomado estas providências”.

Já a Sanes explicou que tomou providências para o recolhimento dos lotes, “de forma a cumprir com todas as exigências.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.