Excelente notícia para quem vai se aposentar nos próximos anos! Confira

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão colaborando para simplificar o processo digital de solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição.

Este serviço, acessível através do aplicativo Meu INSS e do sistema web, foi recentemente avaliado pela equipe do Laboratório de Qualidade dos Serviços Públicos (LabQ) do ministério no segundo semestre de 2023.

Para compreender as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos ao utilizar o serviço, foi conduzida uma pesquisa de experiência do usuário (UX), tanto virtual como pessoalmente, envolvendo 25 participantes de diferentes estados do Brasil.

Com base nas sugestões de aprimoramento feitas pelo LabQ para a reformulação do serviço, estão incluídos o uso de linguagem mais acessível e melhorias na usabilidade do sistema. “A pesquisa proposta pelo LabQ surgiu como uma excelente oportunidade para somar esforços em busca desse objetivo”, pontua Gisele Braga, coordenadora-geral de sistemas de automação da Diretoria de Tecnologia da Informação do INSS

O objetivo é garantir que os cidadãos compreendam claramente as regras para solicitar a aposentadoria e se sintam confiantes ao utilizar o sistema.

A meta é que os usuários possam realizar a solicitação de forma intuitiva e amigável, entendendo claramente o que esperar como resposta e em que prazos. Prevê-se que esse trabalho colaborativo seja concluído ainda este ano.

“O desafio do serviço nas plataformas digitais é simplificar o processo de solicitação para o cidadão, de forma que seja fácil e intuitivo para quem utiliza, aumentando a adesão ao serviço por meio digital”, destacou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas

Saiba mais sobre o LabQ

O LabQ, lançado em junho de 2023, tem apoiado gestores de serviços públicos em experimentação, experiência do usuário (UX) e redesenho de serviços públicos digitais. Refinando metodologias desde 2017, o laboratório realizou aprimoramentos, incluindo análises de experiência do usuário e pesquisas com cidadãos que utilizam os serviços.

Em 2023, conduziu ações de redesenho em oito serviços distintos, abrangendo desde consultas bancárias até solicitações de aposentadoria. Além disso, promoveu eventos e iniciativas para orientar gestores de diversos órgãos governamentais sobre a qualidade dos serviços públicos.

O LabQ está disponível para outros gestores que buscam avaliar e melhorar seus serviços públicos para os cidadãos. Para entrar em contato com a equipe da Secretaria de Governo Digital, basta enviar um e-mail para: labq@gestao.gov.br.

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