Este vulcão no Brasil pode mudar toda a história do país

O local onde o Brasil foi descoberto tem sido motivo de debate ao longo dos anos. Embora a versão mais comum da história relate que Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, em 22 de abril de 1500, alguns questionam essa versão devido a um vulcão inativo.

Bahia ou Rio Grande do Norte: onde tudo começou?

Inicialmente, é importante mencionar a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, considerada uma espécie de certidão de nascimento do Brasil, na qual ele descreve um monte.

Acredita-se que esse monte seja o Monte Pascoal, na Bahia. No entanto, há historiadores e pesquisadores que afirmam que os portugueses avistaram na verdade o pico do Cabugi, o único vulcão inativo no Brasil que mantém sua forma original, localizado próximo ao litoral do Rio Grande do Norte.

O historiador Lenine Barros Pinto foi um dos primeiros a levantar essa questão, sugerindo que o Cabugi seria o Monte Pascoal, e que o município vizinho de Touros, no Rio Grande do Norte, corresponderia a Porto Seguro, onde os portugueses teriam desembarcado pela primeira vez.

“Depois de Cabo Verde, em oito graus de latitude Norte, você tem área de calmaria. Em seguida, o navegador encontra os ventos alísios e a corrente que cruza Fernando de Noronha, que o jogam violentamente para a costa do Rio Grande do Norte”, explicou Pinto.

Os argumentos contra a versão oficial se baseiam principalmente nas correntes marítimas do Atlântico, como explicado por uma professora de turismo com experiência em navegação oceânica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.