Beneficiários unipessoais (famílias compostas por apenas um membro) do Bolsa Família foram pegos de surpresa com o bloqueio de seus benefícios neste mês de fevereiro, desencadeando uma preocupação generalizada entre os afetados.
Agora, eles estão buscando compreender os motivos por trás dos bloqueios e o que precisam fazer para garantir a continuidade do auxílio, seguindo as orientações estabelecidas pelo calendário operacional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Os beneficiários unipessoais foram notificados sobre a necessidade de uma nova verificação cadastral. Estima-se que cerca de 7 milhões de pessoas estejam nessa situação, recebendo mensagens alertando sobre a importância de atualizar seus dados cadastrais para evitar o bloqueio do benefício, conforme determinado pelo MDS.
Para aqueles que se depararam com o bloqueio ao tentar acessar o aplicativo Caixa Tem ou o Portal do Cidadão, a orientação é clara: é crucial esclarecer as informações no cadastro único na cidade de residência para evitar o cancelamento do benefício. A mensagem destaca a importância de fornecer corretamente os detalhes de todos os membros da família que residem no mesmo endereço.
Bolsa Família: Quando será feito o próximo pagamento para os beneficiários Unipessoais?
Uma das principais preocupações dos beneficiários é se será necessário atualizar novamente o cadastro e quando o benefício será desbloqueado. A resposta depende da data da última atualização realizada.
Aqueles que atualizaram seus dados após o dia 12 de janeiro e até o dia 9 de fevereiro têm a garantia de receber o benefício em março, inclusive com o pagamento retroativo de fevereiro, conforme o calendário operacional do Bolsa Família.
Para demais dúvidas:
Desde outubro de 2023, o MDS disponibiliza o Disque Social 121, um canal de atendimento ao cidadão para esclarecer dúvidas. O serviço de atendimento telefônico é prestado por pessoas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e nos fins de semana, durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, das 10h às 16h. O atendimento digital está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Os beneficiários também podem recorrer ao aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas de aplicativos.
O atendimento via WhatsApp está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e o atendimento eletrônico funciona 24 horas por dia, através do número +55 61 4042-1552 ou pelo link. Essa opção inclui atendimento em Libras.