Consultar benefício do INSS pelo CPF: como fazer a consulta em 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel essencial na administração da Previdência Social no Brasil, concedendo benefícios como aposentadoria, pensão e outros auxílios a quem têm direito.

No processo de concessão desses benefícios, os beneficiários recebem uma identificação única de dez números, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), que serve como chave para consultar informações e detalhes sobre seus pagamentos.

A natureza extensa desse número pode resultar em esquecimentos frequentes do documento, levando à necessidade de métodos eficazes para consulta do benefício do INSS pelo CPF.

Aplicativo MEU INSS

Ao acessar o site, os beneficiários deverão seguir um simples passo a passo: clicar em “Entrar com gov.br”, informar CPF e senha do Meu INSS para fazer login (ou realizar o cadastro, se necessário). Na tela inicial, será possível visualizar o número do benefício, assim como o extrato de pagamentos.

Outra opção disponível aos beneficiários é o aplicativo “Meu INSS”, compatível com sistemas Android e IOS. Além da consulta ao número do benefício, esse aplicativo oferece a conveniência de agendar serviços como perícias médicas e solicitação de benefícios. O procedimento para consulta é semelhante ao do site, exigindo o login com CPF e senha cadastrada no Meu INSS.

Para aqueles que preferem a praticidade de um atendimento telefônico, a central de atendimento do INSS pode ser acessada pelo número 135. Disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), esse serviço simplifica o processo, exigindo apenas a informação do número do CPF para consulta do benefício.

Aprovação do benefício

A consulta pode ser realizada através do aplicativo “Meu INSS”, utilizando os mesmos dados de login e senha cadastrados no momento da solicitação do requerimento. A opção “Consultar Pedidos” permite verificar o status do requerimento, enquanto dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Lembrando que, para utilizar esses canais de atendimento, é necessário ter em mãos documentos pessoais, como o CPF, para facilitar a identificação. Além disso, é aconselhável estar atento às orientações fornecidas pelo INSS, pois alterações na legislação ou nos procedimentos do Instituto podem ocorrer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.