Com o avanço da tecnologia e a busca por melhoria na forma de oferecer serviços à população, o Governo Federal implantou um método que visa facilitar o acesso a serviços digitais do cidadão e o controle de informações por parte dos órgãos públicos. É o chamado cadastro gov.br, que centraliza em uma única plataforma vários serviços.
Implantado desde 2019, o cadastro gov.br permite ao cidadão acessar vários serviços que vão desde o Meu INSS até a Carteira de Trabalho Digital. E, para garantir que todos possam tirar o máximo proveito dessa plataforma digital da maneira mais prática e segura possível, veja aqui algumas informações úteis sobre o login do gov.br.
Como recuperar a senha do gov.br
Ao acessar a homepage do Meu INSS, você deve clicar no botão “Entrar com gov.br”. Em seguida, preencha com o CPF e clique em “Avançar”. Caso tenha esquecido a senha, basta clicar em “Esqueci minha senha”. Depois desse passo, seguirá para a página de Recuperação de Conta.
Ao acessar esta parte do gov.br, mostrar-se-á opções para gerenciar a nova senha através do e-mail ou do número de celular cadastrado, biometria facial e ainda pode-se usar os serviços de internet banking dos bancos credenciados.
É possível alterar o e-mail ou telefone no gov.br?
Sim, é possível fazer alterações no cadastro do gov.br. Para realizar essa atualização, comece acessando o link “Como podemos ajudar?”. Preencha o seu nome completo, CPF e o próprio e-mail. No campo “selecione o serviço que deseja acessar” se for o Meu INSS escolha a opção “Outros”. Após isso, complete a parte de texto com os seus dados pessoais.
Para autenticar o procedimento, anexe um arquivo com sua identificação e tire uma selfie segurando este documento. A Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia será responsável por conduzir a auditoria para confirmar a veracidade das informações.
Assim que validadas, irá receber uma mensagem no novo e-mail cadastrado. Esse procedimento é relevante, em especial, para as pessoas que não se lembram do e-mail cadastrado na conta nor.br.