Como Recorrer ao BPC Indeferido?

Se o seu Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi indeferido, saiba que você não está sozinho nessa. Segundo o INSS, em 2021, 60% dos pedidos deste benefício foram indeferidos. O tributo é de extrema importância para a subsistência das pessoas com deficiência e seus dependentes. Mas, o atual cenário de aumento dos indeferimentos seja preocupante, existe uma luz ao fim do túnel. Continue lendo e confira as dicas que preparamos para você resolver a questão do BPC indeferido.

O BPC é um benefício concedido a pessoas de baixa renda que possuem alguma deficiência física, mental, intelectual ou motora, além dos idosos acima de 65 anos. Ainda que sigam esses pré-requisitos, muitos solicitantes têm seus pedidos indeferidos pelo INSS. Cenário que é especialmente crítico em meio à atual crise econômica, em que o complemento de renda se torna essencial.

O que leva ao indeferimento do BPC?

Existem alguns motivos para o indeferimento do BPC. Entre os mais comuns está a ausência de especialização por parte dos médicos do INSS que avaliam o solicitante. A falta de conhecimento específico pode prejudicar a análise das limitações causadas pela deficiência do requerente, levando à negação do benefício. Outro motivo comum é a documentação incompleta ou desatualizada apresentada pelo solicitante ao órgão.

Como recorrer ao BPC indeferido?

Se o seu benefício foi indeferido, não se desespere. Há dois modos de recorrer: o recurso administrativo e o auxílio judicial. No primeiro caso, você deverá entrar com um recurso no próprio INSS, seja pelo Aplicativo Meu INSS ou em uma Agência da Previdência Social. Apresente a sua defesa e esteja atento ao prazo de 30 dias, contados a partir do dia em que o indeferimento foi notificado.

Se a opção for pelo auxílio judicial, o requerente terá que passar por uma nova perícia, desta vez com um perito especializado. Neste caso, se o benefício for aprovado, o valor correspondente aos meses em que o BPC esteve indeferido será devido. Além disso, é provável que a avaliação dos documentos e da comprovação de renda seja mais cautelosa, potencializando as chances de êxito.

Independentemente do modo de recurso escolhido, o ideal é contar com a assessoria de um profissional especializado no INSS. O conhecimento técnico e a experiência com o trâmite facilitam o processo e aumentam as chances de sucesso. Portanto, se você está passando por esse problema, não desanime! Existem caminhos para reverter a situação e garantir o benefício que fará diferença em sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.