Quem deseja fazer seus pagamentos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com tranquilidade precisa estar familiarizado com a Guia da Previdência Social (GPS). Além de ser o documento necessário para o recolhimento das contribuições, é a ponte para que o contribuinte usufrua de diversos benefícios previdenciários. Se você ainda tem dúvidas sobre como preencher a GPS, continue a leitura desta matéria.
Saber como preencher corretamente a GPS é uma tarefa imprescindível especialmente para aquelas pessoas que devem recolher por conta própria a sua contribuição para a Previdência Social. Neste grupo, estão incluídos os contribuintes individuais, facultativos, autônomos e liberais.
O que é e quem precisa preencher a Guia da Previdência Social – GPS?
A Guia da Previdência Social, mais conhecida pela sigla GPS, é o documento através do qual são realizados os recolhimentos mensais dos valores destinados ao INSS. Esses valores, quando recolhidos em dia, garantem o acesso a diversos benefícios como: auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, entre outros.
O preenchimento e o pagamento da GPS são de responsabilidade de trabalhadores autônomos, desempregados, estudantes, donas de casa e outros profissionais que atuam sem vínculo empregatício. Quando o trabalhador tem carteira assinada, o recolhimento fica sob responsabilidade da empresa.
Como preencher a Guia da Previdência Social – GPS?
Apesar de existir a possibilidade de preenchimento da GPS de forma manual através dos carnês vendidos em papelarias, o método mais comum e recomendado é o preenchimento eletrônico, através do site da Receita Federal. Para tal, basta seguir o passo a passo indicado nesta publicação e fazer o pagamento em qualquer banco conveniado ou lotérica próxima.
Como pagar a Guia da Previdência Social – GPS?
Após preenchida, a GPS pode ser paga de quatro formas diferentes: nas casas lotéricas, através da internet (site ou aplicativo bancário), por débito em conta ou caixas eletrônicos.
Tudo isso traz facilidade e comodidade para que o contribuinte realize de forma prática as suas obrigações com a Previdência Social.