Como incluir dependente no INSS?

Imagine não precisar se deslocar até o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para regularizar seu salário-família. A boa notícia é que isso agora é uma realidade! As atualizações e inclusões de dependentes podem ser feitas totalmente pela internet. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

Aposentados por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) ou auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença); pessoas aposentadas que voltaram a ter atividade remunerada e contribuem para o INSS; pais com filhos de até 14 anos (com a carteira de vacinação atualizada e frequentando a escola regularmente); e pessoas dentro do valor limite de renda estão aptas a utilizar o serviço.

Como realizar a inclusão ou atualização de dependentes no salário-família?

O processo é bem simples. Primeiro, acesse o Meu INSS e clique em “Novo Pedido”. Depois, digite “cadastrar ou atualizar dependentes”. Aparecerá uma lista, onde você deve clicar no nome do serviço/benefício desejado. Leia as instruções que irão aparecer na tela e siga as etapas indicadas.

Existe alguma documentação necessária?

Entre os documentos obrigatórios estão: número do CPF, Carteira de Trabalho (para o primeiro cadastro); Certidão de Nascimento do (a) filho (a), para o primeiro cadastro; caderneta de vacinação ou equivalente (no caso de crianças de até 6 anos de idade); comprovante de frequência à escola (para crianças com 7 anos ou mais); e em caso de dependente maior de 14 anos, é necessário providenciar a comprovação de invalidez, confirmada pela perícia médica do INSS. Em caso de representantes legais, são exigidos outros documentos que podem ser conferidos no site do INSS.

Após o pedido de inclusão ou atualização de dependentes no salário-família, é possível acompanhar o processo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O tempo estimado para essa etapa é de aproximadamente 30 dias corridos.

O serviço tem custo?

Não, o serviço é totalmente gratuito! Caso tenha dúvidas ou necessite de mais informações, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Portanto, se você se enquadra nos critérios mencionados e precisa realizar a inclusão ou atualização de dependentes no benefício, não perca tempo. Faça tudo de maneira rápida e prática pela internet!

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