Carro de Eike Batista não é de nenhuma marca popular entre ricaços

Eike Batista, empresário brasilerio, revelou em entrevista ao PodCast Primo Cast que é um adepto dos carros elétricos. Eike afirmou que tem um BYD, por isso não precisa mais fazer paradas em postos de gasolina para abastecer. Mas você sabe qual é o melhor tipo de carro nos dias atuais?

Eike Batista
Foto: Fred Prouser / Reuters

Carros Elétricos ou a combustão?

A principal diferença entre um carro a combustão e um elétrico está no modo de abastecimento. Veículos a combustão utilizam gasolina, álcool, GNV ou diesel, facilmente encontrados em postos de combustíveis por todo o país.

Em contrapartida, carros elétricos dependem de eletropostos, que ainda são menos comuns. No entanto, cidades como Curitiba já avançam nesse quesito, com mais de 50 pontos de recarga.

No que diz respeito à autonomia, os carros elétricos também demonstram vantagens significativas. Alguns modelos podem percorrer até 1.000 km com uma única carga, enquanto a autonomia média de um carro a combustão varia entre 400 e 500 km com o tanque cheio.

Além disso, o custo para recarregar um veículo elétrico tende a ser mais baixo que o abastecimento tradicional, tornando-o uma opção mais econômica a longo prazo.

O custo inicial de um carro elétrico é, sem dúvida, mais elevado, podendo ser de duas a quatro vezes maior que o de um veículo a combustão. Isso se deve principalmente ao preço das baterias, que utilizam materiais caros como cobalto e manganês.

Contudo, no decorrer do uso, os veículos elétricos oferecem economia substancial em combustível e manutenção, já que possuem menos peças móveis que os carros a combustão.

Ademais, políticas de incentivo como a isenção do IPVA em estados brasileiros, como o Paraná, contribuem para a atratividade dos carros elétricos. Enquanto isso, veículos a combustão são isentos desse imposto somente após 20 anos de uso.

Tais benefícios visam promover a adoção de tecnologias mais sustentáveis, alinhando-se aos esforços globais para reduzir a emissão de gases poluentes.

Eike Batista quase se tornou acionista majoritário da Tesla

Eike Batista, renomado empresário brasileiro, revelou em uma entrevista recente que esteve próximo de adquirir 20% da Tesla em 2012 por US$600 milhões. Durante sua visita à fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia, ele ficou impressionado com os veículos elétricos da empresa, mas acabou não concretizando a compra.

Além disso, Batista compartilhou uma anedota curiosa sobre como Elon Musk, fundador da Tesla, pediu conselhos amorosos para reconquistar uma ex-namorada, recebendo a sugestão de enviar flores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.