Brasileiros estão aliviados com alerta da Anatel sobre chamadas abusivas

Você já recebeu aquelas ligações irritantes de telemarketing oferecendo produtos ou serviços que você nem quer?

Para aliviar um pouco esse incômodo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, na última sexta-feira (26), novas medidas para combater o envio em massa de chamadas abusivas.

Anatel anuncia o “Não Me Perturbe”

A partir do dia 1º de junho, essas medidas aprimorarão os limites estabelecidos em 2019, quando a Anatel lançou a plataforma “Não Me Perturbe”. Agora, chamadas que durarem até 6 segundos e forem desconectadas tanto na origem quanto no destino serão consideradas curtas.

Anteriormente, apenas chamadas com até 3 segundos eram classificadas como curtas e direcionadas para a caixa de mensagens. Além disso, o portal “Qual Empresa Me Ligou” continuará em funcionamento, permitindo aos usuários identificar o CNPJ e a Razão Social de números associados a pessoas jurídicas.

Desde junho de 2022, quando a primeira medida cautelar contra chamadas abusivas foi emitida, foram abertos 24 processos administrativos, resultando em multas que ultrapassam os R$ 28 milhões.

Essa nova medida visa aprimorar o programa “Não Me Perturbe”, criado em 2019 pela Anatel para conter essa prática no Brasil.

* As informações são da Agência Brasil.

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