POUCAS pessoas estão antecipando a aposentadoria usando essas 4 dicas. Descubra o segredo!

Descubra como agora!

Por: Benefícios Hoje

Antes de qualquer pessoa se aposentar, é necessário apresentar documentos que comprovem o período de trabalho e contribuição ao INSS.

No entanto, existem algumas situações que podem permitir que você adiante sua aposentadoria ou até mesmo aumente o valor do benefício. Aqui estão quatro dessas situações:

Período de trabalho sem registro: Muitos não sabem, mas o tempo em que o trabalhador atuou sem carteira assinada pode contar para a aposentadoria pelo INSS. Esse período pode ser comprovado por diversos documentos, como holerites, comprovantes de férias, entre outros.

Trabalho de alta periculosidade: O tempo em que o trabalhador esteve em contato com elementos perigosos para a saúde pode reivindicar um tempo adicional para a aposentadoria. No entanto, a reforma da previdência de 2019 retirou esse direito para certos trabalhadores, mas quem atuou nessas condições antes disso ainda tem o direito.

Tempo de serviço militar: O período em que o trabalhador serviu o exército também conta para a aposentadoria, a menos que esse tempo já tenha sido utilizado para outro benefício.

Trabalho rural exercido antes de 1991: Quem trabalhou na zona rural antes de 1991 pode ter esse período incluído na conta da aposentadoria, mesmo sem comprovação. No entanto, pode ser necessário recorrer à justiça para garantir esse benefício.

Saiba Mais