INSS: Tava todo mundo esperando, mas foi isso que aconteceu. Infelizmente.

Por: Benefícios Hoje

E aí, pessoal, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) acabou adiando a decisão sobre mudar a taxa de juros dos empréstimos consignados para a galera do INSS e quem recebe o BPC.

Saiba Mais

Na reunião de segunda, eles debateram a ideia do Ministério da Previdência, mas não rolou consenso, então por enquanto fica tudo como está.

Saiba Mais

O plano do governo era baixar os juros dos consignados de 1,84% para 1,77% ao mês, e no cartão de crédito consignado de 2,76% para 2,69%.

Saiba Mais

Mas a pressão dos bancos pesou, e decidiram pedir a opinião do Banco Central antes de qualquer coisa.

Saiba Mais

Assim, marcaram outro encontro para a próxima segunda, pra tentar definir essa taxa de juros.

Saiba Mais

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, tá querendo cortar os juros seguindo a Selic, que tá em 12,25% ao ano. Desde março ele tá nessa luta, mas os bancos tão fazendo jogo duro.

Saiba Mais

Os bancos tão falando que a Selic não serve pra basear os juros do consignado e que baixar os juros pode diminuir a oferta de empréstimos.

Saiba Mais

Eles também acham que a proposta do ministério não tá com nada, sugerindo outros números pros juros.

Saiba Mais

A Febraban até mandou um recado dizendo pra manter os juros como estão por enquanto, até entender melhor o impacto das reduções anteriores.

Saiba Mais

Eles querem que o BC e o Ministério da Fazenda entrem na conversa e sugerem criar um grupo pra pensar numa forma melhor de ajustar esses juros.

Saiba Mais

No CNPS, tem 15 pessoas, com gente do governo, empregadores, trabalhadores e a turma dos aposentados e pensionistas. Vamos ver no que dá essa próxima reunião.

Saiba Mais