Adeus, burocracia! INSS facilita a prova de vida. Confira a alteração que vai alegrar o seu dia!
Essa facilidade deixou milhões de aposentados felizes!
Por: Benefícios Hoje
Desde janeiro deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não exige mais que os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração compareçam pessoalmente ao banco para realizar a prova de vida anual.
Agora, cabe ao INSS fazer a comprovação de vida do segurado, utilizando bases de dados de órgãos públicos e privados para verificar se os segurados estão vivos.
Apenas em casos em que o INSS não consegue verificar a vida do beneficiário em nenhuma base de dados, ele receberá uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135 ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetuada. Importante ressaltar que o beneficiário não precisa adquirir nenhum produto ou serviço bancário para provar que está vivo.
A prova de vida ainda pode ser feita da maneira tradicional, indo a uma agência bancária ou usando o aplicativo ou site Meu INSS.
Caso não seja realizada a comprovação de vida após 60 dias das notificações, o pagamento poderá ser bloqueado, mas o segurado pode realizar a prova de vida no aplicativo, site, rede bancária ou em uma agência do INSS nesse período.
Além disso, existem várias formas de comprovar a vida, incluindo o acesso ao aplicativo Meu INSS, recebimento de pagamento de benefício com biometria, empréstimo consignado com biometria, atendimento presencial em uma agência do INSS, perícia médica presencial ou remota, vacinação ou atendimento na rede pública ou privada de saúde, cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança, atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), emissão ou renovação de documentos, como carteira de identidade, passaporte e carteira de trabalho, e declaração de Imposto de Renda.
Portanto, os segurados têm várias opções para realizar a prova de vida, tornando o processo mais conveniente e acessível.