A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com as operadoras Claro, TIM e Vivo, realizará neste sábado (10) os primeiros testes de um novo sistema de alerta contra desastres naturais. O governo federal também deve oficializar o lançamento do programa em um evento em Brasília (DF).
Desenvolvido pela Defesa Civil em parceria com a Anatel, o sistema utilizará a rede de telefonia celular para enviar alertas sobre riscos de temporais e deslizamentos de terra.
Como funciona o alerta?
O novo sistema será capaz de emitir mensagens de alerta diretamente no smartphone dos usuários, acompanhadas de um aviso sonoro e vibratório que se sobrepõe a qualquer outro conteúdo em uso na tela.
Além disso, o sistema desativará o modo silencioso do aparelho, garantindo que a mensagem seja recebida.
A Anatel destaca que o sistema não se limitará a moradores das áreas de risco, mas também abrangerá pessoas que estejam transitando pelos locais afetados, incluindo estrangeiros. O processo ocorrerá sem a necessidade de cadastro prévio.
Cidades participantes do teste
Nesta fase inicial, 11 cidades participarão dos testes do sistema:
- Angra dos Reis (RJ)
- Blumenau (SC)
- Cachoeiro do Itapemirim (ES)
- Gaspar (SC)
- Indianópolis (MG)
- Morretes (PR)
- Muçum (RS)
- Petrópolis (RJ)
- Roca Sales (RS)
- São Sebastião (SP)
- União da Vitória (PR)
A tecnologia de difusão por celular, conhecida como cell broadcast, é amplamente utilizada em outros países e, agora, finalmente será implementada no Brasil, atendendo a uma demanda antiga da Defesa Civil.
Expansão
A próxima etapa do programa de testes deve incluir municípios de outras regiões do país, como o Centro-Oeste, Nordeste e Norte. No entanto, a ampliação do sistema dependerá do envolvimento das Defesas Civis estaduais e municipais para garantir sua efetividade.