Segurança e Comodidade: Prova de Vida no INSS sem Complicações!

Os segurados do INSS receberam uma ótima notícia no início deste ano. Aposentados, pensionistas e aqueles que recebem auxílios de longa duração do Instituto Nacional do Seguro Social não precisam mais se deslocar até uma agência bancária para realizar a prova de vida anual. Isso porque, segundo a portaria 1.408 do INSS, agora a comprovação de vida dos segurados será de responsabilidade do instituto e não mais do usuário.

Isso significa que a verificação da situação dos segurados será feita pelo INSS que fará uso de bases de dados mantidas por órgãos públicos federais, estaduais, municipais e também instituições privadas. Esse cruzamento de informações será o suficiente para comprovar a condição de vida dos segurados. Nos casos em que a comprovação não for possível, o instituto notificará o beneficiário por meio do aplicativo Meu INSS, da Central 135 ou via notificação bancária.

Como funcionará a nova prova de vida do INSS?

A nova forma de comprovação de vida pelo INSS traz maior comodidade aos aposentados, pensionistas e segurados com auxílios de longa duração, pois não precisarão sair de casa para provar que estão vivos. O INSS cruzará as informações disponíveis em diversas bases de dados públicas e privadas. No caso de não obter sucesso na comprovação automática, sendo essa uma exceção, o beneficiário receberá uma notificação para realizar a prova de vida.

Preciso fazer algo para comprovar minha vida junto ao INSS?

A resposta é não. A nova regulamentação prevê que, em regra, não será mais necessário o deslocamento até uma agência bancária para realizar a prova de vida. No entanto, ainda se mantém a possibilidade para quem preferir fazer a comprovação da maneira tradicional. Isso inclui a opção de utilização do aplicativo Meu INSS para a realização do procedimento.

Pessoas que não responderam à notificação do INSS dentro de 60 dias podem ter seu pagamento bloqueado. Neste caso, é possível reestabelecer a condição de vivo do beneficiário ao realizar, por iniciativa própria, a prova de vida pelo Meu INSS, na rede bancária ou então comparecer à uma agência do INSS.

Antes desta medida, a prova de vida do INSS era obrigatoriamente realizada nas instituições financeiras e de forma presencial. O método mais recente, implementado em 2020, permitia ao segurado a conferência de sua vida através da biometria facial pelo aplicativo Meu INSS. Para os servidores públicos inativos e pensionistas da União, a verificação é realizada nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é feito, e deve ser realizada no mês de seu aniversário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.