Receba Seu Benefício INSS do Seu Jeito: Guia de Alteração de Pagamento

Ao iniciar o recebimento de um benefício previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os aposentados e pensionistas inicialmente recebem o pagamento por meio de cartão magnético. Contudo, é possível modificar a forma de recebimento para que o valor seja creditado diretamente na conta corrente ou poupança do segurado.

É válido destacar que não é permitido escolher o banco, pois o INSS faz a seleção entre as agências bancárias que possuem contrato com o Instituto e que estão mais próximas à residência do beneficiário.

O cartão magnético, utilizado para saques dos valores, é emitido pelo banco e enviado diretamente para a residência do segurado.

O beneficiário também tem a opção de alterar a forma de pagamento para recebimento por meio de conta corrente ou poupança.

Para efetuar essa mudança, basta comparecer ao banco escolhido e, caso ainda não tenha conta, criá-la para o recebimento do benefício, sendo necessário escolher uma agência bancária que tenha contrato com o INSS.

Como alterar o pagamento através do Meu INSS

Através do site ou aplicativo Meu INSS, por meio do serviço “Alterar local ou forma de pagamento”, é possível solicitar o retorno ao recebimento do benefício por meio do cartão magnético. Além disso, é viável também alterar a agência do INSS responsável pelo benefício.

Geralmente, a solicitação de mudança de agência do INSS ocorre devido a alterações no endereço do segurado. Para aqueles sem acesso à internet, a solicitação da mudança do local de pagamento pode ser realizada pelo telefone 135.

É importante observar que, após a concessão do benefício, é necessário aguardar cerca de 15 dias para o recebimento do primeiro pagamento. A consulta sobre qual banco foi escolhido e a data de disponibilidade do pagamento pode ser feita pelo Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”, pela Central 135 ou através da Carta de Concessão, acessível também pelo Meu INSS.

No primeiro recebimento, é necessário comparecer ao banco ou local indicado na data prevista, portando um documento oficial válido com foto e o CPF. A data correta do pagamento pode ser verificada na tabela de pagamento de benefícios disponível no site do INSS.

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