A Receita Federal começou a realizar, a partir de segunda-feira (30), o depósito do quarto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024. O crédito será feito diretamente nas contas indicadas por 511.025 contribuintes, totalizando R$ 1,03 bilhão em restituições.
Prioridades no pagamento
Do total liberado, R$ 435,2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. A distribuição segue os seguintes critérios:
- 11.188 restituições para idosos com mais de 80 anos;
- 75.686 restituições para contribuintes com idades entre 60 e 79 anos;
- 6.731 restituições para pessoas com deficiência física, mental ou com doenças graves;
- 23.180 restituições para aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 201.381 restituições para contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou solicitaram o pagamento via Pix.
Além disso, 86.570 restituições foram pagas a contribuintes do Rio Grande do Sul, em razão do estado de calamidade pública decretado no estado.
Para os contribuintes não prioritários, 106.289 pessoas foram contempladas no lote. A Receita também incluiu restituições residuais de exercícios anteriores.
Como consultar a restituição
Os contribuintes podem consultar o status de sua restituição no site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” e selecionando “Consultar a Restituição”. Outra opção é acessar diretamente o link disponibilizado no portal e informar o CPF, o ano de exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.
Para consultas mais detalhadas, é possível acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), onde o contribuinte pode verificar o status da declaração, corrigir pendências e identificar possíveis divergências. O acesso ao e-CAC requer uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br.