Quem é Anielle Franco? Ministra está envolvida em acusações contra Silvio Almeida

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida, foi acusado de assédio sexual contra várias pessoas, incluindo sua colega de governo, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A organização Me Too Brasil divulgou os relatos de forma genérica, e a menção a Anielle Franco apareceu em diversos veículos da mídia, como Metrópoles, Folha de S.Paulo e O Globo.

No entanto, o comunicado da Me Too Brasil não menciona diretamente o nome da ministra. Em resposta, Silvio Almeida negou as acusações, dizendo que são “falsas” e repudiando “veementemente as mentiras”.

Detalhes sobre as acusações

Segundo a Me Too Brasil, as acusações foram enviadas ao jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, e publicadas com o consentimento das supostas vítimas, mantendo-se o sigilo sobre suas identidades.

A reportagem do Metrópoles detalha que os supostos atos de assédio de Silvio de Almeida incluíam toques nas pernas de Anielle Franco, beijos inapropriados e comentários de teor sexual.

O portal também informou que o caso já chegou à Controladoria Geral da União (CGU), responsável por investigar casos de assédio dentro do funcionalismo público federal, embora não haja informações claras sobre medidas tomadas até o momento.

O que dizem Silvio Almeida e Anielle Franco

Foi tentado contato com ambos os ministros por diferentes canais de comunicação, mas não houveram respostas até a publicação desta matéria. O texto será atualizado caso novas declarações sejam enviadas.

Quem é Anielle Franco?

Anielle Franco é natural do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, mãe de duas filhas, jornalista, educadora, mestre em relações étnico-raciais pelo CEFET/RJ e doutoranda em linguística aplicada pela UFRJ. Atualmente, é diretora do Instituto Marielle Franco.

Anielle Franco começou sua trajetória acadêmica aos 16 anos, quando foi estudar nos Estados Unidos com bolsas esportivas, passando por instituições como a Navarro College no Texas e a Florida A&M University, uma instituição historicamente negra.

Lá, foi influenciada por ideias antirracistas e pelo trabalho de pensadores como Angela Davis e Martin Luther King. Ela é bacharel em Jornalismo e Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte e mestre em relações étnico-raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, além de diretora executiva do Instituto Marielle Franco, é fellow da Ford Foundation.

Em 2019, Anielle lançou seu livro “Cartas para Marielle” e participou de outros projetos editoriais, incluindo a autobiografia de Angela Davis. Recentemente, publicou seu novo livro “Minha Irmã e Eu”. Anielle atua como palestrante, escritora e segue como diretora executiva do Instituto Marielle Franco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.