Para milhões de brasileiros, o INSS é a principal fonte de renda. É através deste instituto que os cidadãos tem acesso a vários direitos, como o 13° salário para pensionistas e aposentados.
Em 2024, este benefício deve ser antecipado graças ao novo pacote governamental, o Programa Renda e Oportunidade.
Este programa tem como objetivo alavancar a economia brasileira, bastante afetada pela pandemia. Para isso, o governo planeja diversas ações para injetar dinheiro na economia, como o microcrédito digital, aumento do empréstimo consignado e saque extra do FGTS.
Quando cai o 13° salário do INSS?
Com a aprovação da antecipação do 13° salário, os pensionistas e aposentados podem acessar essa renda antes do previsto. A primeira parcela deste benefício começou a ser paga na última segunda-feira (25/04) para os que recebem acima de um salário mínimo.
Normalmente, o valor cai na conta entre as 6 e as 8 horas da manhã. Entretanto, isso pode variar dependendo do banco. Portanto, é importante que o pensionista ou aposentado esteja atento às datas do calendário INSS, uma vez que o salário não cai num horário específico, mas de acordo com o número final do NIS.
Quando cai o salário do INSS?
Para saber quando o salário será depositado, você deve conferir a data de acordo com o número final do seu NIS, conforme a lista abaixo:
Como posso consultar meu benefício do INSS?
Caso queira conferir o valor do seu benefício, há várias formas de fazê-lo. Uma delas é através do telefone, basta ligar para o número 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h. Será necessário informar o CPF e outros dados cadastrais.
Outra opção é utilizar o app Meu INSS ou acessar o site. Após realizar o login, busque pela opção “Extrato de Pagamento” para verificar as informações sobre o seu benefício.
Em 2023, mais de 36 milhões de brasileiros serão beneficiados pelo INSS. O valor do benefício varia de acordo com o salário mínimo, que é de R$ 1.212, até o teto de R$ 7.087,22.