O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecido por administrar os benefícios da Previdência Social, divulgou recentemente o calendário para o próximo ano, 2023. Este calendário é especialmente importante para os mais de 37 milhões de segurados do instituto, já que determina as datas de pagamento dos benefícios ao longo do ano, considerando diferentes faixas salariais.
Para quem recebe um salário mínimo, que foi estabelecido pelo governo em R$1.302 para 2023, e para os segurados com um salário acima deste valor, as datas de pagamento do benefício do INSS são diferentes. O salário mínimo deve sofrer reajuste para R$1.320 a partir de maio, segundo promessa do governo Lula.
Quais são as datas de fechamento da folha de pagamento do INSS?
O INSS tem como prática encerrar sua folha de pagamento todo mês até o dia 20. Contudo, estas datas podem alterar ligeiramente de um mês para outro, dependendo da dinâmica de cada período.
No mês de abril de 2023, como exemplo, a atualização da folha de pagamento, também conhecida como período de maciça, acontecerá entre os dias 12 e 17. Durante este período, nenhuma transação é realizada pelo INSS, inclusive contratos de empréstimos formalizados nestes dias não terão sua averbação efetuada, sendo processados apenas após o dia 17.
Como saber a data do meu pagamento?
A fim de descobrir a data exata de seu pagamento, o segurado deve se atentar ao número final do seu cartão de benefício, sem levar em consideração o dígito verificador. Por exemplo, se o número do cartão é 123.456.789-0, o dígito relevante é o 9.
É importante mencionar que aposentados e pensionistas do INSS recebem seus benefícios sempre entre o final e o início de cada mês. O INSS segue uma ordenação baseada no número do cartão e no valor recebido pelo beneficiário. Aqueles que recebem o salário mínimo são os primeiros a ter seus benefícios depositados.
Acesse o calendário de pagamento do INSS 2023
O calendário de pagamentos do INSS para o ano de 2023 está disponível aqui (link). Neste você encontra todas as datas de pagamento para os segurados que recebem o salário mínimo e para aqueles que ganham acima do mínimo.