Por que é necessário fazer a Prova de Vida do INSS?

A Prova de Vida é um procedimento essencial utilizado para confirmar que beneficiários de aposentadorias, pensões ou outros auxílios continuam vivos, assegurando a continuidade na obtenção desses benefícios. Este processo evita fraudes e pagamentos indevidos, sendo assim, solicitado periodicamente pelos órgãos pagadores.

Existem duas formas principais para realizar a Prova de Vida: presencialmente ou digitalmente. A seguir, veja cada uma dessas opções:

Procedimento presencial

  • Na agência do banco pagador, apresentando um documento de identificação;
  • Nos terminais de autoatendimento (caixa eletrônico) de alguns bancos, que podem contar com a opção de reconhecimento biométrico.

Procedimento digital

  • Usando o aplicativo gov.br, que possui a funcionalidade de reconhecimento facial para validação do beneficiário.

Como realizar a Prova de Vida digital no aplicativo gov.br

O processo digital é realizado através do aplicativo gov.br, utilizando a tecnologia de reconhecimento facial para confirmar a identidade do beneficiário.

Siga os passos abaixo para realizar a Prova de Vida digital:

  1. Faça o download e abra o aplicativo gov.br;
  2. Crie uma conta gov.br, caso ainda não tenha uma;
  3. Faça login no aplicativo, e na tela inicial, selecione “Serviços” e depois “Prova de vida”;
  4. Escolha a opção “Prova de vida pendente” na tela “Histórico de Prova de vida”;
  5. Clique em “Autorizar” na tela “Autorização”;
  6. Siga as instruções para completar o reconhecimento facial;
  7. Depois de finalizar o reconhecimento facial, clique em “OK”;
  8. O status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado” na tela de Autorização;
  9. Acompanhe a situação da Prova de Vida no site do órgão pagador do seu benefício.

Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente do órgão responsável pelo seu benefício.

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