Piloto da TAM relatou ter visto ‘estação espacial’ durante voo

Um piloto da antiga TAM Linhas Aéreas (atualmente Latam) relatou ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo que realizou uma “manobra evasiva” durante um voo em 1º de outubro de 2007, após a aeronave se aproximar de um objeto voador não identificado (OVNI). O piloto descreveu o objeto como uma possível “estação espacial”.

A informação foi disponibilizada pelo Arquivo Nacional, que mantém um acervo com mais de 700 relatos, incluindo questionários sobre ocorrências, correspondências, fotografias, desenhos, áudios e recortes de jornais e revistas relacionados a objetos avistados nos céus brasileiros ao longo dos anos.

A aeronave da TAM estava em um voo entre Manaus, no Amazonas, e Belém, no Pará. O objeto luminoso teria sido avistado por volta das 6h43, quando o avião sobrevoava a cidade paraense de Santarém.

(foto: Divulgação/Arquivo Nacional)
(foto: Divulgação/Arquivo Nacional)

“O piloto do voo TAM 8077, SBEG/SBBE FL390, sobrevoando o setor entre o VOR STM e a posição AMVER, fez manobra evasiva à direita até a proa 140 para evitar tráfego, alegando avistar tráfego posição 12 horas, emitindo forte luz. Também informou que o objeto era acusado no TC AS. O piloto informou ainda que a referida luz acompanhou o vôo até próximo de SBBE e que achava ser uma estação espacial“, diz o documento.

ONVI e discos voadores são a mesma coisa?

O Arquivo Nacional ressalta que a designação OVNI não implica necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres.

A sigla é utilizada para se referir a qualquer objeto voador cuja origem não tenha sido identificada de forma imediata, podendo ser satélites, drones, balões, ou fenômenos naturais, entre outras possibilidades.

Como acessar os relatos de OVNIs no Arquivo Nacional?

Para acessar documentos sobre OVNIs, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Com o login único do Gov.br, acesse sian.an.gov.br.
  2. No menu superior, clique em “Fundos e coleções” e selecione a opção “Pesquisa Multinível”.
  3. Na lacuna “Código de referência”, insira a sigla “ARX”.
  4. Abra o fundo “Objetos Voadores Não Identificados”.

Os resultados incluem a identificação do ano do dossiê, e aqueles marcados com a expressão “Arquivo Digital” possuem arquivos digitalizados disponíveis para consulta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.