A Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) é um documento que permite ao servidor público averbar ou somar os períodos nos quais contribuiu com o INSS no Regime Próprio de Previdência Social do órgão onde atua atualmente. Possui grande relevância no contexto das aposentadorias, especialmente para aqueles que possuem vínculo no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
A emissão do documento, que tem um peso importante na construção da vida previdenciária de qualquer servidor público, pode ser realizada totalmente pela internet, através do portal Meu INSS. Além disso, o processo de solicitação é extremamente simples e oferece segurança ao contribuinte.
Quem pode solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição?
A Certidão de Tempo de Contribuição é um direito de qualquer pessoa que trabalha no serviço público da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios, que possui vínculo com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Nesse sentido, seja você um servidor municipal, estadual ou federal, é possível realizar essa avaliação dos períodos contribuídos junto ao INSS e averbar este tempo junto ao seu RPPS.
Como solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição?
A solicitação da Certidão de Tempo de Contribuição é realizada através do portal Meu INSS. O processo é simples e envolve os seguintes passos:
- Acesse o portal Meu INSS;
- No menu principal, procure pela opção “Novo Pedido”;
- Na barra de pesquisa, digite “certidão de tempo de contribuição”;
- Na lista exibida, selecione a opção correspondente;
- Siga as orientações e conclua a solicitação.
É importante ressaltar que caso já possua a certidão e deseje incluir, alterar ou excluir algum período, o indivíduo deve fazer uso do serviço de “Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição”.
Quais documentos são exigidos?
Para a realização da solicitação, são necessários alguns documentos específicos:
- Número do CPF;
- Documento oficial do órgão para comprovar que o indivíduo é servidor e está trabalhando (pode ser declaração do órgão ou contracheque, por exemplo).