Se você está procurando informações sobre a averbação no INSS, chegou ao lugar certo. No geral, a averbação de tempo de serviço é a unificação do cálculo do seu período de contribuição em um único regime. Por exemplo, é a soma de tempo de um regime em outro, como tempo de servidor público no INSS ou vice-versa, dentre outros.
Você também pode realizar averbações que não constem no CNIS, bem como tempo em serviço militar obrigatório, tempo rural, tempo de carteira de trabalho ou guias pagas que ainda não tenham sido contabilizadas pelo sistema do INSS.
Navegue Aqui
O que é Averbação no INSS?
A averbação no INSS é o processo de registrar um período de trabalho que não está devidamente contabilizado em seu cadastro na Previdência Social. Isso inclui o tempo de serviço como servidor público, autônomo, aposentadoria especial, tempo rural, entre outros.
Documentos necessários para Averbação
Os documentos necessários para fazer a averbação variam de acordo com o tipo de tempo que pretende averbar. Porém, os documentos em comum a quase todos os casos são: CTC (Certidão de Tempo de Contribuição), RG, CPF, CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Certificado de Reservista.
Como fazer a Averbação no INSS?
Para fazer a averbação no INSS, você precisa primeiro acessar o site oficial do INSS e seguir para a seção “Serviços”. Lá, você encontrará a opção “Averbação de Tempo de Contribuição”. Ao selecionar essa opção, será necessário preencher algumas informações e anexar a documentação necessária.
Por que fazer a Averbação?
Fazer a averbação no INSS é extremamente importante para garantir que todo o seu tempo de trabalho esteja devidamente registrado e contabilizado. Isso pode impactar diretamente no valor de sua aposentadoria ou no tempo necessário para adquirir o direito à mesma.