O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, anunciou que o curso de formação para os excedentes do último concurso do INSS deve ter início em janeiro de 2024. As tratativas para a realização desse novo curso estão em andamento, conforme informado pelo presidente em um ofício encaminhado ao Ministério da Previdência.
Stefanutto reforçou no documento o pedido para o aproveitamento de todos os candidatos excedentes do concurso anterior, que ofereceu vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. No entanto, o aval concedido pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) contemplou a chamada de apenas mais 250 aprovados, cujo curso de formação ocorrerá em Brasília, DF.
A busca do INSS agora é por um aval presidencial que permita a convocação de todos os excedentes que têm condições de realizar o curso de formação, ou seja, aqueles que foram aprovados no concurso mas não puderam ser convocados entre as vagas imediatas. O INSS solicitou ao MGI a convocação de mais 250 concursados que compõem o cadastro de reserva (2.144), enquanto os demais (1.894) aguardam um decreto presidencial para serem convocados.
O último concurso do INSS contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, e todos esses aprovados já foram convocados. Agora, apenas os excedentes aguardam por novas convocações. Os contratados para esse cargo têm uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Recentemente, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, confirmou a realização de um novo concurso INSS até junho de 2024, com oferta de aproximadamente 650 a 660 vagas. Essas oportunidades serão destinadas ao cargo de perito médico, e a previsão inicial é de que o foco da seleção seja para cidades distantes das capitais, visando suprir o déficit encontrado pelo país.
O ministro destacou que os aprovados nesse concurso deverão permanecer por, no mínimo, dez anos na localidade escolhida. O pedido para esse novo concurso já estava nas mãos da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, aguardando aprovação.
Quanto à carreira de perito médico federal, é necessário possuir nível superior em Medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina. A remuneração inicial para essa carreira é de R$16.533,99, considerando salário, auxílio alimentação e gratificação de desempenho. Além desse concurso, o Conselho Nacional da Previdência Social aprovou a previsão de 9.229 vagas para o INSS em 2024, contemplando as carreiras do Seguro Social INSS e Perito Médico Federal. Essa iniciativa visa melhorar o atendimento e a execução das políticas públicas relacionadas à previdência social.