Nova onda de calor chega ao Brasil neste domingo (18): confira as regiões afetadas

Uma nova onda de calor está prevista para atingir o Brasil a partir do próximo domingo (18), de acordo com informações do Climatempo. O frio que predominou no início da semana começa a se dissipar, e o tempo deve se manter firme em algumas regiões até o final da semana.

A onda de calor deve se estender até pelo menos o dia 22 de agosto, impulsionada pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as mais impactadas.

Áreas mais afetadas a partir deste domingo (18)

Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

As áreas em vermelho no mapa indicam temperaturas entre 5 e 7°C acima da média. Em áreas marcadas em laranja, a elevação deve ser entre 2,5 e 3°C acima da média.

Previsão na última semana

Na região Sul, o tempo permanece estável e sem previsão de chuva na quinta-feira (15). A massa de ar polar continua se deslocando em direção ao oceano Atlântico, o que resultará em um aumento gradual das temperaturas.

No entanto, as mínimas continuarão baixas, mantendo a sensação de frio durante as madrugadas e manhãs. Há possibilidade de geadas pontuais nas primeiras horas do dia em algumas áreas do alto da serra catarinense. Rajadas de vento moderadas podem ocorrer no leste e no litoral sul de Santa Catarina.

No Sudeste, o tempo também seguirá estável, com predomínio de Sol e pouca ou nenhuma nebulosidade. O enfraquecimento da massa de ar polar que estava atuando sobre o Centro-Sul do país deve contribuir para uma elevação gradual das temperaturas.

No litoral de São Paulo, a elevação da temperatura poderá ser dificultada pela circulação de ventos marítimos. No entanto, ao longo do dia, o clima na região deve se manter ameno.

Durante as primeiras horas da quinta-feira, algumas áreas do Sudeste podem apresentar neblina, como o Vale do Ribeira (SP), o Vale do Paraíba (SP), o litoral sul fluminense (RJ) e a Zona da Mata mineira (MG).

Rajadas de vento moderadas, entre 40 e 50 km/h, são esperadas no centro e norte do Rio de Janeiro, além do centro e sul do Espírito Santo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.